21.9 C
Jacobina do Piauí
4 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

Prefeitura de Picos intensifica ações contra presença de animais soltos nas ruas da cidade

PRF flagra mais de 20 animais por dia às margens de estradas federais do PI PRF flagra mais de 20 animais por dia às margens de estradas federais do PI

A Prefeitura de Picos está reforçando a fiscalização de animais soltos nas vias urbanas e no entorno da cidade. A medida, conduzida pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, tem como foco principal prevenir acidentes e promover mais segurança no tráfego local. De acordo com o secretário da pasta, Edvaldo Filho, a presença de animais soltos representa um risco constante para motoristas e pedestres. Ele faz um apelo direto à população:

“Pedimos aos donos de animais, que criem seus animais em suas propriedades. Vamos reforçar cada vez mais a fiscalização para acabarmos com a circulação de animais nas vias de Picos”, afirmou.

Desde o início das operações, uma parceria firmada com a Polícia Rodoviária Federal tem contribuído significativamente. Ao todo, pelo menos 81 animais foram apreendidos — metade deles por ação direta da equipe da Secretaria de Trânsito de Picos.

A iniciativa vai além da simples apreensão: prevê também a aplicação de multas aos proprietários que reincidirem na infração, além de ações educativas voltadas à conscientização sobre os perigos que esses animais representam no trânsito — podendo causar graves acidentes, inclusive fatais.

“Picos é a terceira maior cidade do Piauí, e não podemos tolerar que animais estejam circulando livremente pelas vias. Vamos trabalhar fortemente nessas fiscalizações, intensificando essas ações cada vez mais”, reforçou Edvaldo Filho.

A secretaria alerta ainda que há penalidades progressivas para os donos que negligenciam a guarda de seus animais. Caso o mesmo animal seja apreendido três vezes consecutivas, ele será encaminhado para leilão público.

“Se o mesmo animal for apreendido três vezes pela Secretaria de Trânsito, o dono perderá seu animal. Pois, se o animal for apreendido uma vez, o dono vem e paga a taxa, retira. Se for apreendido duas, o dono vem, paga a taxa, retira. Porém, se o mesmo animal for apreendido três vezes seguidas, o dono perde seu animal, ele vai para a hasta pública”, detalhou o secretário.

A população também pode colaborar denunciando casos de animais soltos. A gestão municipal espera, com essa medida, minimizar riscos no trânsito e promover maior responsabilidade por parte dos criadores.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais