3 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolícia

Piauí gerou 700 novas vagas no sistema prisional com reformas e ampliações nas unidades penais

Foto: CCON

O Piauí fecha o ano com 700 novas vagas no sistema prisional do estado. A ampliação desse número é resultado das reformas, ampliações e construções de novas unidades penais. O esforço do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça (Sejus), tem o objetivo de adequar o quantitativo de pessoas privadas de liberdade à capacidade do sistema.

Neste ano, a Sejus já concluiu reformas importantes como da Penitenciária José de Deus Barros, em Picos; da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina; e parte da Colônia Agrícola Major César, em Altos. A Penitenciária Professor José Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia de Teresina, também teve um novo pavilhão ampliado, o “D”. No sul do estado, em Floriano, a unidade passa por reformas que também deverão abrir mais vagas.

“Estamos reconstruindo o sistema prisional para que seja cada vez mais justo e humano. Vamos reformar todas as unidades e adequar o número de vagas, seguindo a determinação do governador Rafael Fonteles”, frisou o secretário da Justiça, coronel Carlos Augusto.

Ainda segundo o gestor, para 2025 a meta é mais que dobar os números deste ano, como forma de adequar o número de vagas à quantidade de pessoas privadas de liberdade. Para isso, Carlos Augusto completa que o sistema prisional piauiense continuará com melhorias em suas estruturas.

A unidade penal de Buriti dos Lopes, com 307 vagas, deve ser inaugurada ainda no primeiro trimestre. As novas casas de detenção provisória nas cidades de Altos e Picos já tiveram as obras iniciadas, que vão gerar mais 535 vagas. Além delas, a reforma da unidade penal de Bom Jesus, com 215 novas vagas; uma nova Cadeia Pública em Altos, com 752 vagas, e uma nova unidade feminina em Picos, com 47 vagas.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais