34.7 C
Jacobina do Piauí
5 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoSimões

Sistema Fecomércio-CE realiza exposição da Chapada do Araripe em Brasília

_Foto do sesc Ceará

Uma mostra do que é e o que significa a Chapada do Araripe para o Ceará e para uma parte do Nordeste brasileiro estará exposta na Câmara dos Deputados, dos dias 04 a 15 de novembroA exposição, organizada pelo Sistema Fecomércio Ceará por meio do Sesc, tem o objetivo de destacar a relevância da região e reforçar a iniciativa Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade, que busca a certificação de Patrimônio Mundial Misto pela Unesco.

A Chapada do Araripe possui a maior área de exposição de rochas cretáceas dentre as bacias interiores do Nordeste, reunindo os biomas mata atlântica, cerrado e caatinga, além de ser a maior bacia fossilífica do Brasil. A região abriga bens geológicos que remontam a 180 milhões de anos, assim também como a memória de formação geológica da terra e registros arqueológicos da presença humana na pré-história. 

Mas além da sua importância e riqueza natural, a região tem forte influência na cultura e grande impacto no social. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, o intuito de levar essa exposição para Brasília é de conscientizar sobre a relevância do local e dar visibilidade à campanha para transformar a Chapada em patrimônio da humanidade.

Nós, que fazemos o sistema Fecomércio, entendemos que a Região do Cariri é importante não apenas para o Ceará, mas para o Nordeste como um todo, porque ela abriga a Chapada do Araripe, que une os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, com uma diversidade não só ambiental, mas também cultural fantástica e vários outros atrativos”, complementa.

A exposição vai levar ao público informações sobre a fauna e flora da Chapada; sua riqueza arqueológica e paleontológica, seus geossítios, o Geopark Araripe e o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens da Universidade Regional do Cariri (URCA); sua diversidade cultural com os museus orgânicos, os mestres da cultura, a religiosidade e cultura popular; e a Fundação Casa Grande.

Chancela

campanha Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade busca a chancela de Patrimônio Mundial Misto – que possui valor tanto natural quanto cultural. A garantia desse reconhecimento trará relevância cultural, assim também como estabeleceria um compromisso internacional de preservação e proteção da Chapada, trazendo diversos impactos positivos, inclusive no desenvolvimento econômico e no turismo da Região.

Segundo o gerente de Cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins, o apoio dos parlamentares cearenses para esse projeto de reconhecimento da Bacia cultural e sociobiodiversa da Chapada do Araripe a patrimônio mundial é fundamental para o olhar do mundo à preservação ambiental da região. “A Chapada é um importante aquífero, oásis em pleno semiárido brasileiro, com uma densa população humana em seu entorno envolvendo os estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e perenizando a Paraíba”, pontua.

Em fevereiro deste ano, a proposta de candidatura da Bacia Cultural Sócio Biodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio Dá Humanidade foi inserida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na lista Indicativa brasileira de bens que tem potencial para o reconhecimento como Patrimônio Mundial da Unesco. É um passo importante e o primeiro estágio a potencial escolha da Região para receber a chancela de Patrimônio Mundial Misto.

Serviço

Exposição Chapada do Araripe

Local: Câmara dos Deputados, Corredor do Anexo I, Brasília, DF

Período: 04 a 15 de novembro de 2024

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais