27.1 C
Jacobina do Piauí
4 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacional

Cadastro Único terá sistema de inserção e atualização de dados reformulado pelo MDS

Ascom Semcaspi

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou nesta terça-feira (20) que o sistema do Cadastro Único (Cadúnico), utilizado há 14 anos, será reformulado e ganhará uma plataforma mais ágil e eficiente. A previsão é que o novo sistema seja utilizado a partir de março de 2025 e deve capacitar cerca de 40 mil operadores no país.

A nova plataforma do Cadúnico vai permitir a integração online de diferentes bases de dados do Governo Federal e a automatização de processos. Segundo a secretária Letícia Bartholo, de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, o sistema do Cadúnico representa um mapa multidimensional da pobreza no país.

“O Cadastro Único não é só um sistema, é também uma política pública que envolve 40 mil operadores e milhares de equipamentos sociais. A reforma trará benefícios para a população, aumentará a segurança cibernética e vai recolocar o CadÚnico no lugar que ele ocupou por muito tempo: de tecnologia social reconhecida mundialmente”, ressaltou.

A secretária Letícia Bartholo explica que com a reforma, no momento da inclusão ou da atualização dos dados das famílias, as informações serão buscadas e incluídas de maneira automática e online.

“No novo sistema haverá interligação online, então, na hora de cadastrar, já vão vir as informações do CPF, se ele está regular, e outros dados. Isso vai facilitar a vida do operador, que não vai precisar preencher todo o cadastro, e a vida das pessoas que vão se cadastrar e que, muitas vezes, não têm tempo, nem condições de ficar indo aos equipamentos públicos”, explicou.

Lançamento e treinamento

O novo sistema do Cadastro Único será lançado em dezembro deste ano como uma etapa preliminar de capacitação. O MDS vai promover também um amplo processo prévio de divulgação e capacitação para todos os operadores do sistema.

O treinamento será online e obrigatório. A trilha de capacitação, para os diferentes perfis de acesso ao sistema, terá capacitações básica, intermediária, avançada e atualizações.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais