A Prefeitura Municipal de Curral Novo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, realizou nessa terça-feira (27), o 1° encontro com as gestantes, mães e cuidadores das crianças do Programa Criança Feliz.
Durante o evento, foi ressaltada a importância e principais objetivos do programa, refletidos em orientar e apoiar as gestantes e famílias desde a preparação para o nascimento da criança, colaborando no exercício da parentalidade, fortalecendo o papel das famílias em relação ao cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade, além de favorecer o fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários.
O Programa Criança Feliz ainda visa promover ações voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância, estimulando a interação por meio de
atividades lúdicas envolvendo outros membros da família, bem como acompanhar e monitorar o desenvolvimento infantil, mediando o acesso da família a outros serviços públicos que possam impactar positivamente no desenvolvimento das crianças.
Em seguida, houve a entrega de vários ‘kits bebês’ para as gestantes do município inscritas no Programa Gestação Saudável, proporcionando um serviço de suma importância e uma grande ação social. O kit enxoval de bebê contêm itens essenciais para os primeiros meses do bebê. O Grupo de Gestantes é uma das ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, de acompanhamento no CRAS.
A secretária de assistência social, Nalva Macedo, comentou sobre a importância do evento para integrar as mulheres assistidas pelo programa, ressaltando que o cuidado desde a gestação é tão importante quanto cuidar da primeira infância. Para a representante, é necessário enxergar como o futuro e, dessa forma, é preciso zelo na proteção.
“Cuidar e zelar para que uma criança cresça em segurança não é uma opção, mas uma obrigação. Se fracassarmos na tarefa, não estamos falhando apenas com elas, mas com toda a evolução. É uma grande responsabilidade e é muito forte. Precisamos refletir”, afirmou.
Além de frisar o papel do encontro, a secretária ainda enfatizou o trabalho e desempenho das visitadoras do Programa Feliz de Curral Novo do Piauí. Elogiadas em municípios vizinhos, Nalva Macedo pontua que o afeto deve ser um dos principais pilares do cuidado e assistencialismo, pois apenas dessa forma poderão se conectar com os moradores.
“Abrace essas pessoas. Pessoas de outros municípios dizem que queriam o calor humano das visitadoras do nosso. Aqui nós somos diferentes. É um programa federal, mas que deve ser adaptado para as nossas realidades”, concluiu.