25.2 C
Jacobina do Piauí
4 de julho de 2025
Cidades em Foco
Curral Novo do PiauíDestaqueGeral

Assistência Social de Curral Novo do Piauí promove 1º encontro de gestantes, mães e cuidadoras; veja fotos

A Prefeitura Municipal de Curral Novo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, realizou nessa terça-feira (27), o 1° encontro com as gestantes, mães e cuidadores das crianças do Programa Criança Feliz.

Durante o evento, foi ressaltada a importância e principais objetivos do programa, refletidos em orientar e apoiar as gestantes e famílias desde a preparação para o nascimento da criança, colaborando no exercício da parentalidade, fortalecendo o papel das famílias em relação ao cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade, além de favorecer o fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários.

O Programa Criança Feliz ainda visa promover ações voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância, estimulando a interação por meio de
atividades lúdicas envolvendo outros membros da família, bem como acompanhar e monitorar o desenvolvimento infantil, mediando o acesso da família a outros serviços públicos que possam impactar positivamente no desenvolvimento das crianças.

Em seguida, houve a entrega de vários ‘kits bebês’ para as gestantes do município inscritas no Programa Gestação Saudável, proporcionando um serviço de suma importância e uma grande ação social. O kit enxoval de bebê contêm itens essenciais para os primeiros meses do bebê. O Grupo de Gestantes é uma das ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, de acompanhamento no CRAS.

A secretária de assistência social, Nalva Macedo, comentou sobre a importância do evento para integrar as mulheres assistidas pelo programa, ressaltando que o cuidado desde a gestação é tão importante quanto cuidar da primeira infância. Para a representante, é necessário enxergar como o futuro e, dessa forma, é preciso zelo na proteção.

“Cuidar e zelar para que uma criança cresça em segurança não é uma opção, mas uma obrigação. Se fracassarmos na tarefa, não estamos falhando apenas com elas, mas com toda a evolução. É uma grande responsabilidade e é muito forte. Precisamos refletir”, afirmou.

Além de frisar o papel do encontro, a secretária ainda enfatizou o trabalho e desempenho das visitadoras do Programa Feliz de Curral Novo do Piauí. Elogiadas em municípios vizinhos, Nalva Macedo pontua que o afeto deve ser um dos principais pilares do cuidado e assistencialismo, pois apenas dessa forma poderão se conectar com os moradores.

“Abrace essas pessoas. Pessoas de outros municípios dizem que queriam o calor humano das visitadoras do nosso. Aqui nós somos diferentes. É um programa federal, mas que deve ser adaptado para as nossas realidades”, concluiu.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais