21.9 C
Jacobina do Piauí
4 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauí

PI ganhará primeira fábrica de torres de energias renováveis

O Piauí terá uma fábrica para produzir torres de geração de energia eólica na região dos municípios de Lagoa do Barro do Piauí e Queimada Nova, a cerca de 500 km de Teresina. É a primeira fábrica de construção de torre que será instalada no Piauí para a produção de energia renovável no Estado. A empresa espanhola Acciona Winder vai operacionalizar a produção e instalação, que devem começar a ser construídas em maio deste ano.

As informações foram dadas pela diretora de atração para Investimentos do governo do Estado, Lucile Moura, após reunião nesta sexta-feira (20) no Palácio de Karnak com o governador Wellington Dias. A previsão é que as torres estejam prontas até o fim deste ano, segundo Lucile Moura.

“A grande novidade é essa. A empresa espanhola Acciona apresentou hoje o projeto de construção e instalação das torres. Isso por conta do projeto de energia renovável que está em fase de implantação na região. […] Ainda este ano a fábrica deve estar toda montada, porque é uma obra rápida e acredito que até o final do ano esteja em operação. Será a primeira unidade fabril da cadeia produtiva da energia renovável no Piauí”, explicou a diretora.

De acordo com ela, a Acciona construirá as torres de forma que a energia eólica seja produzida por outra empresa, a Atlantic Energia Renováveis, ganhadora do leilão para a produção 700 megawatts de energia eólica no Piauí, cujo projeto já está em fase de implantação quanto a parte fiscal e de licenciamento.

Ainda conforme Lucile, as torres de concreto terão 120 m de altura e 120 m de diâmetro na parte da hélice e a instalção deve gerar 50 empregos diretos e cerca de 2 mil indiretos. “O governador disse que quanto a qualificação de mão de obra, não vai faltar, porque na região tem campus do IFPI, UESPI e da UFPI que vão servir para suprir essa questão da mão de obra”.

A Acciona irá investir aproximadamente R$ 300 milhões na instalação e produção das torres.

 

 

Por Lyza Freitas / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais