34.3 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPatos do PiauíSaúde

Patos do Piauí sedia encontro regional da CIR e discute melhorias na área da saúde

O município de Patos do Piauí sediou na manhã desta terça-feira, 10, o encontro da Comissão Intergestora Regional – CIR. A comissão é formada  por 42 secretários municipais de Saúde dos municípios que compõe o Território do Vale do Guaribas. A comissão da CIR é um órgão de instância colegiada, não partidária, de natureza permanente, cujas decisões são tomadas por consenso, em conformidade com as disposições estabelecidas pelo Pacto Pela Saúde, constituindo-se em um espaço de planejamento, pactuação, e co-gestão solidária entre os gestores municipais.

As reuniões aconteciam na cidade Picos, no entanto, a comissão decidiu por realizar encontros uma vez por mês nas cidades participantes da macrorregião.  Em cada reunião é discutida um pauta, focando a problemática que os gestores enfrentam. Nesse encontro, a pauta discutida foi o  sistema de regulação de consultas do gestor maior, que é Picos, que segundo a CIR, a prestação de serviço não tem sido satisfatório.  Ao término de cada encontro, tudo o que foi discutido e as reivindicações são registrados em ata e assinados por todos os participantes e enviado a resolução para o órgão competente.

Nessa etapa, em Patos, o encontro aconteceu na sede do CRAS e foi conduzido pela presidente da CIR, Maria Valdete Lima, que é secretária de Saúde do município de Ipiranga do Piauí, e pelo vice-presidente, Valterni Angelim, que é secretário de saúde do município de Queimada Nova do Piauí.

A abertura foi feita pelo prefeito municipal, Dr. Agenilson Dias, que é médico. O gestor deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância da reunião diante de tantas dificuldades existentes no município de Patos, assim como em todos os outros.

“É muito importante esse encontro, porque, em termos de instruções dos problemas locais, acredito que os outros municípios não são  diferentes do nosso. Acredito, ainda, que hoje, em relação a  atenção básica municipal, a população  está muito bem assistida nos municípios, mas, como dependemos de transferências de pacientes, tanto para os hospitais regionais de Jaicós e Picos, os municípios estão encontrando uma grande dificuldade, principalmente na questão do agendamento de consultas  e exames especializados  na cidade de Picos, e esse é o  momento de discutimos e juntos tentarmos  buscar soluções para resolver esses problemas que vem ocorrendo ao longo dos anos”, disse.

DSC_4143

Dr. Agenilson lamentou a ausência de representes da saúde de Picos no encontro. “Infelizmente, o pessoal da diretoria do hospital regional, nem da Secretaria de Saúde de Picos estão presentes. Seria de fundamental importância que estivessem, pois, o mais interessante seria discutir e ouvir do prefeito e de todos os secretários as queixas e reivindicações”, pontuou.

O gestor citou exemplos de episódios em que o atendimento é insatisfatório por parte de pacientes do município de Patos no Hospital Regional de Picos e salientou a importância de discutir, reivindicar, articular junto à diretoria do Hospital. Segundo ele, as dificuldades são grandes com relação a central de marcação de consultas e exames em Picos e, também, com atendimento emergencial no Hospital Justino Luz, principalmente no tocante a área de ortopedia.

A presidente do CIR, Maria Valdete de Lima, iniciou agradecendo a acolhido do município de Patos e ressaltou que o relato do prefeito não é diferente dos outros municípios. Segunda ela, o CIR tem trabalhado do sistema de regulação, mas não tem tido retorno.   “Há várias reuniões estamos discutindo a questão da regulação e infelizmente não temos tido retorno, embora, várias discussões já tenham acontecido. Verdadeiros muros de lamentações foram levantados, mas não conseguimos soluções”, disse.

DSC_4161

Segundo a presidente da CIR, todos os meses 42 secretários municipais de saúde de reúnem para discutir e procurar soluções para a problemática dos municípios, mas, muitas coisa os entravam. Diante disso, o CIR decidiu acionar o  Ministério Público de Saúde para resolver. “Trouxemos o COSEMS, que sempre faz parte, é nosso apoio forte das reuniões de CIR, e decidimos acionar o Ministério Público. Então elaboramos uma carta de repúdio para ir a público e juntamente com a resolução  das medidas de hoje. A gente vai encaminhar para a promotora em Teresina para que soluções sejam tomadas, visto que estamos em um ano muito complicado, por ser ano de política, e, independente disso,  dinheiro nosso estão nos cofres de Picos, e a gente não tem esclarecimento do que está sendo feito com esse dinheiro, não temos retorno desse dinheiro, e pior, o serviço não está sendo realizado. Infelizmente o secretário de saúde de Picos não se faz presentes nas reuniões, o que deixa nosso território bastante fragilizado”, disse. Ela acrescentou que a CIR vem tomando todas as medidas e atitudes  necessária para solucionar o problema, mas não alcançamos resultados satisfatórios.

A próxima reunião vai acontecer em Picos e deverá contar com a presença dos secretários de saúde, prefeitos e  de representante do Ministério Público. “Juntos, tentaremos resolver os problemas  que  acometem os nossos municípios”, disse Maria Valdete.

DSC_4259

A secretaria de Saúde de Patos, Edivânia Pires, ressaltou que o encontro é fundamental ao município, tendo em vista que o atendimento por parte das regionais de saúde não tem sido satisfatórios. “Esse encontro é de suma importância, pois temos um problema grave com a transferência de pacientes e com a marcação da central de exames e sempre que fazemos essas reuniões que acontecem mensalmente, na segunda terça-feira do mês, e os verdadeiros responsáveis  sempre fogem e nunca conseguimos nosso real objetivo. Fizemos uma pactuaçao que deixa muito a desejar, é retirado um parte dos nossos recursos mensalmente, que são repassado para Jaicós e para Picos e não temos o atendimento que merecíamos ter. Apesar disso, tem sido  muito produtivo nossos encontros, trocamos  ideias, compartilhamos os problemas e as conquistas de cada município”, disse.

DSC_4148

Além da regulação de exames, na pauta do encontro também foi discutindo a questão de como estar as atividades a nível municipal voltada para o combate a dengue, chicunguya e zica, onde o representante da SESAPI, Inácio Pereira, mostrou uma planilha com indicadores  se encontra  os trabalhos de combate a epidemia dessas doenças em cada município  e se for caso intensificar as atividades no território.

Pela manhã, na abertura, os participantes foram recepcionados pela primeira dama e secretária de Saúde, Edivânia Pires (Pretinha) e pelo Prefeito, Dr. Agenilson, com um café da manhã, e ao término, foi servido o almoço.

DSC_4168

Participaram do evento os secretários de saúde de 18 municípios do Piauí, dentre estes os, secretários de saúde de Massapê, Maria Lúcia Carvalho; de Jaicós, Luciane Silva; de Jacobina, Aline Silva; de Campo Grande, Verenilson Silva; além do prefeito Municipal de Patos, Dr. Agenilson Dias; a secretária de saúde e primeira dama, Edvania Pires; os vereadores Adalberto Lopes e Francisco Oséias; a coordenadora de Saúde, Janete Dias; a secretária de Assistência Social, Maria Goretti Teixeira; a presidente da CIR, Maria Valdete; o vice presidente da CIR, Valtenir Angelin; Júlio, presidente do Conselho Municipal de Saúde;  Inácio Pereira, representado a SESAPI; e, a assessora técnica da COSEMS, Amanda Pinheiro.

 

Com informações e

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais