19.2 C
Jacobina do Piauí
1 de julho de 2024
Cidades em Foco
GeralPolíticaSaúde

Wellington Dias e Ciro Nogueira discutem ações para evitar novo colapso na Saúde no país

Wellington Dias e Ciro Nogueira (Foto: Reprodução)

O governador Wellington Dias (PT) e o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas) deixaram as diferenças políticas de lado na manhã desta quinta-feira (20) e tiveram uma conversa com objetivo de buscar ações para evitar que o Piauí e demais estados tenham um novo colapso no sistema de saúde. Entre as pautas discutidas está o aumento de casos de Covid-19 e Influenza H3N2 no país nas últimas semanas.

Segundo a Coordenadoria de Comunicação, o encontro aconteceu de forma virtual.

O anúncio foi feito por Wellington Dias em entrevista à imprensa. Segundo o governador, foi tratado com Ciro sobre um acordo dos estados com o governo federal para o credenciamento de leitos na rede hospitalar municipal, estadual e federal para o atendimento de pacientes que tem como data para vencimento o dia 31 de janeiro.

Os governadores querem que a medida seja entendida, agora, para atender a demanda de atendimento que aumentou devido a variante Ômicron e aos surtos H3N2 e influenza e demais doenças sazonais como a dengue. Segundo Wellington Dias, pelo menos sete estados já apresentam ocupação de leitos superior a 70%.

“O ministro Ciro Nogueira já conversou com o ministro Queiroga, e ele me retornou dizendo que estão acompanhando e que vão atender. A discussão é se deixa uma reserva para estados onde há crescimento ou se atende aqueles que já estão com um volume maior de pacientes. Isso é muito importante para evitarmos o problema que tivemos lá atrás que é o de falta de leitos, de filas. Quero de público agradecer a atenção do ministro Nogueira e ministro Queiroga pela atenção dispensada”, frisou.

A declaração de Wellington Dias foi dada durante a inauguração do Centro de Reinserção Social nomeado de “Retomando o Caminho” no bairro Vermelha, no Centro Sul de Teresina.

Na solenidade, deputados da base como Fábio Novo (PT), Fábio Abreu, e o secretário de Assistência Social José Santana (MDB) o acompanharam.

Foto: Regis Falcão/Ccom

Em relação ao campo político, Wellington Dias comentou sobre as críticas que Ciro Nogueira tem feito ao pré-candidato Lula (PT), principalmente, a respeito da economia do país. O governador pontuou que é necessário entender os papéis do governo e oposição e acrescentar esperar que a eleição seja seja respeitosa.

“Temos que respeitar. Eleição é eleição, quem é governo e quem é oposição, cada um tem seu papel. O que espero é uma eleição respeitosa, com nível elevado onde possamos tratar dos temas do povo e que vença o melhor”, frisou.

Ele também saiu em defesa do ex-presidente petista e ressaltou a política econômica adotada por Lula na época que esteve à frente  do Executivo.

“Me lembro quando o ex-presidente Lula assumiu em 2003 em que diziam que 500 mil empresários iriam embora do Brasil. Mas, se a gente olha o que aconteceu no Brasil entre 2003 e 2010 foi em que mais cresceram os que já estavam e mais empreenderes surgiram no Brasil e muito mais do mundo vieram investir no Brasil. O Brasil está precisando de esperança. Acho que o Lula hoje representa esperança, por tudo que ele já fez e tem de capacidade, articulação e competência técnica”, finalizou.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais