21.9 C
Jacobina do Piauí
4 de julho de 2025
Cidades em Foco
Bela Vista do PiauíDestaqueGeral

Câmara de Bela Vista do Piauí inicia trabalhos do Poder Legislativo de 2025; veja fotos

A Câmara de Vereadores de Bela Vista do Piauí realizou, nesta segunda-feira (17), a primeira sessão ordinária de 2025, abrindo os trabalhos do Poder Legislativo. O momento foi conduzido pelo presidente da Casa, vereador Paulo Regis.

Após a leitura e assinatura da ata da primeira sessão extraordinária, foi colocado em pauta o Projeto de Lei nº 03/2025, que dispõe sobre a Instituição do Componente de Qualidade as Equipes de Saúde Bucal (eSB) e Equipes Multiprofissionais (eMulti) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto foi aprovado por unanimidade.

Na sequência, foi apresentado o Projeto de Lei nº 04/2025, que dispõe sobre a instituição do Componente de Qualidade e Componente de Vínculo e Acompanhamento para as Equipes de Saúde da Família (eSF), Equipes de Atenção Primária (eAP) e dos Estabelecimentos de Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre o segundo projeto do dia, o vereador Francisco Antônio Barbosa solicitou a palavra e propôs que fosse votado somente na próxima sessão para uma melhor análise e debate entre as partes. O vereador José Luiz utilizou a palavra e concordou em votar o projeto somente na próxima sessão, tendo mais tempo para discutir o tema. Dando continuidade, o presidente colocou o Projeto de Lei, sendo aprovado com cinco votos a favor e quatro contra.

Em seguida, foi exposto o Projeto de Lei nº 05/2025, que autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial para operações de crédito. Posteriormente, colocou em pauta o Projeto de Lei Legislativo nº 01/2025, que dispõe sobre a concessão de diárias aos vereadores e aos servidores da Câmara Municipal de Bela Vista do Piauí- PI. Os dois projetos foram colocados em tramitação para serem votados na próxima sessão.

PRONUNCIAMENTOS

O vereador Cleidinaldo saudou a todos e destacou que a sessão é a abertura dos trabalhos Legislativos, comentou sobre os projetos votados e reforçou seu objetivo em sempre trazer melhorias para o povo do município e trazer benefícios para os mais carentes. O representante disse que é necessário melhorias no atendimento da saúde e que está ao lado do povo.

O vereador Érico saudou a todos e destacou que sempre irá trabalhar pelo município, votando a favor do que acredita ser o melhor para a população belavistense e que seu voto será sempre consciente, independentemente de qualquer interferência externa. Destacou ainda a necessidade de debater e que no caso dos projetos votados hoje, não houve o diálogo necessário entre as partes.

Em sua fala, Érico frisou que irá apresentar um requerimento buscando, junto à Gestão Municipal, conseguir recursos do Projeto Água Doce. Disse também que apresentou requerimento junto ao Secretário da Irrigação e Infraestrutura Hídrica, Deputado Firmino Paulo, com o objetivo de conseguir recurso através do Programa Água Doce e dessalinizar a água de poços do município, mas citou as dificuldades para conseguir tais recursos.

Após a saudação, a vereadora Larisse, justificou o voto a favor nos projetos de lei, pontuando que estudou sobre as temáticas e que o seu voto reconhece os benefícios para a população. Segundo a vereadora, faltou diálogo entre os servidores e a gestão e que é preciso haver um vínculo mais forte da gestão com os servidores.

A vereadora Ana Paula saudou a todos e disse que votou a favor pois a preocupação foi com o município, não por ser induzida, mas porque estudou e e acredita que será melhor para o município. De acordo com a representante, apesar de não ter estudado o projeto por completo, entende que a gestão não está tirando direitos dos servidores, mas que faltou diálogo entre gestão e funcionários e união deve ser fortalecida, assim como o respeito.

O vereador Érico pediu desculpas à vereadora Ana Paula, explicando que não afirmou que os colegas votaram por influência, apenas ressaltou que o seu voto não é influenciado e que vota pelo que acredita.

O vereador José Luiz saudou a todos, agradeceu pela abertura dos trabalhos legislativos deste ano e reafirmou que está à disposição para trabalhar pelo município. Conforme o vereador, ter votado contra ao projeto não quer dizer que é contra a gestão, mas que devem ser enviados com antecedência para avaliação.

O vereador Francisco Rodrigues saudou a todos e justificou o seu voto a favor, pontuando que acredita que a gestão está sempre trabalhando pelo melhor para a população e que o projeto não irá trazer prejuízo, porém respeita a escolha de cada vereador, mesmo os que foram contra.

O vereador Eduardo afirmou que leu, estudou e analisou os projetos, mas votou contra pois não acredita ser o melhor. O vereador Francisco Antônio afirmou que a Câmara de Vereadores é casa de debate e que o vereador é inviolável no exercício da função, mas faltou diálogo.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais