A Prefeitura de Lagoa do Barro do Piauí, por meio das Secretarias de Agricultura e Cultura, realizou, nesta quinta-feira (24), a abertura da IV Exposição de Caprinos e Ovinos. A agenda integra a programação do aniversário de 33 anos de emancipação política do município.
Durante as atividades do primeiro dia, os animais locais e regionais foram recepcionados e inscritos nos concursos. No período da noite, foi organizado o concurso de animais locais e, na sequência, a secagem das cabras leiteiras (local e regional).
De acordo com o prefeito do município, Reginaldo Coelho, o evento está sendo promovido com recursos próprios, visando atrair criadores da região. Com exposição e desfile, será oferecido uma premiação de R$ 28 mil nos concursos, além de movimentar a economia local com os comerciantes.
“É um evento que atrai criadores locais e regionais que trazem os seus animais para expor e vender. É um evento que fomenta a economia local, com um grande público, barraqueiros. Estou muito feliz por estar promovendo esse evento com nossa equipe”, declarou.
O vice-prefeito, Reginaldo Ribeiro, desejou boas-vindas a todos os participantes e expositores, ressaltando que o momento foi organizado para valorizar a categoria e fortalecer a agricultura familiar da cidade.
“O evento celebra a força do homem do campo e a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento da nossa região. Quero desejar a todos os expositores: boa sorte”, afirmou.
O secretário de Agricultura, Mouracy Siqueira, agradeceu a todos os criadores participantes e frisou a importância do programa para a classificação de animais no evento.
“Destacamos a importância de um programa de inseminação. Iniciou muito bem e ocorreu tudo conforme a organização. Só temos a agradecer a todos os criadores que vieram prestigiar e fazer uma festa grande como está sendo a exposição”, frisou.
A gestão de Reginaldo Coelho firmou uma parceria com o Programa Genética no Sertão – CONAFER, buscando incentivar a categoria de inseminação nos animais. O médico veterinário e coordenador do CONAFER, Felipe Barçante, agradeceu a colaboração e reafirmou a parceria.
“Quero agradecer a parceria e dizer que é uma honra atender ao município e aos produtores de Lagoa do Barro. Já estamos na 5ª etapa do Programa de Inseminação Artificial e só temos a somar com o que a Prefeitura precisar”, pontuou.