A Unidade Escolar Maria Natividade Coelho realizou, durante o mês de junho, o I Seminário Semear Sustentabilidade: Compartilhando Saber, Degustando Sabores e Agregando Valores, marcando o encerramento do Projeto Agente da Transformação para Empreender e Florescer.
O projeto foi idealizado pelo professor Clécio de Macedo Reis, com a participação ativa dos alunos do 6º e 7º ano. Para o desenvolvimento das atividades, o evento contou com o apoio integral do núcleo gestor e da Secretaria de Educação.
A ação remete-se às pessoas que planejam e lideram ações coletivas para questões importantes na comunidade. Visando empreender com uma postura de transformação social, o sentido de florescer é chamar atenção para a inovação em causas nobres.
De acordo com o professor Clécio, o projeto surgiu com a proposta de incentivar o envolvimento dos estudantes e da comunidade local, compreendendo a importância da sua integração ao meio ambiente. Com base em documentos e na realidade, a proposta foi apresentada por ser um tema que traz preocupações locais e globais, além de envolver aspectos econômicos, sociais e ambientais.
“A integração dos saberes com as práticas desenvolvidas contribuiu significativamente tanto para os estudantes quanto para a comunidade. Os educandos, com exercício do seu protagonismo, tornaram-se agentes de transformação por meio das ações, aprendizagens, socialização de experiências e disseminação de conhecimentos”, explicou o professor.
Os resultados positivos foram garantidos através da parceria com SEBRAE, EMBRAPA, ONGs, outras instituições e os pais no desenvolvimento das ações. “A integração favoreceu o fortalecimento de parceria e senso de responsabilidade, compartilhamento de informações, aprimoramento de conhecimentos e incentivo ao empreendedorismo sustentável”, completou Clécio.
PROGRAMAÇÃO
A agenda do seminário contou com um ciclo de palestras com as temáticas “Empreendedorismo escolar como ferramenta de transformação”, “Sustentabilidade e educação ambiental em uma escola”, “A importância do consumo de alimentos orgânicos para a nossa saúde” e “Empreendedorismo e sustentabilidade na bioeconomia da caatinga”.
O evento ainda foi enriquecido com apresentações culturais, comercialização de alimentos e doação de mudas de árvores frutíferas. Para encerrar, foi realizada a premiação dos concursos “Hortas Criativas” e “Receita em Família com os Sabores da Nossa Terra”.
O PROJETO
O projeto proporcionou práticas inovadoras para gerar impactos positivos em todos os envolvidos, além de produzir e difundir conhecimentos e proporcionar a troca de experiências sobre a temática. Ao todo, foram realizadas as seguintes ações:
- Visita a EMBRAPA em Petrolina com a participação de 40 alunos e quatro professores;
- Distribuição 120 kits de sementes em outras turmas na escola;
- Germinação de 360 sementes de árvores frutíferas em sacos plásticos e garrafas pets;
- Produção de mudas pelas técnicas enxertia, estaquia e alporquia;
- Doação de mudas na comunidade;
- Visita a Câmara Municipal de Vereadores para apresentação do projeto;
- Produção de 60 hortas criativas reutilizando antigo bebedouro da escola, garrafas pets, malas, bolsas, caixa de isopor, pneus e outros materiais;
- Confecção de bonecos ecológicos reutilizando materiais;
- Oficina de gastronomia com reutilização de alimentos de produção local em receitas gastronômica;
- Inventivo ao empreendedorismo sustentável;
- Partilha de boas práticas entre escola e a comunidade;
- Realização do I Seminário Semear Sustentabilidade: Compartilhando Saberes, Degustando Sabores e Agregando Valores.