29.3 C
Jacobina do Piauí
2 de julho de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em FocoPolítica

TRF-4 suspende liminar e mantém leilão da Conab para compra de arroz

Arroz / Foto ilustrativa reprodução do Google

Uma liminar para manter o leilão de compra pública de arroz importado concedida pela Justiça Federal da 4ª Região em Porto Alegre foi derrubada na manhã dessa quarta-feira (5). Segundo o desembargador Fernando Quadros da Silva, a suspensão do leilão se deu porque a atividade apresentava um grande potencial de risco de grave lesão à ordem público-administrativa.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), suspendeu a liminar e autorizou que retome imediatamente o leilão de compra pública. Serão importadas 300 mil toneladas de arroz conforme requerido pelos deputados federais Marcel Van Hattem (Novo-RS), Lucas Redecker (PSDB-RS) e o deputado estadual Felipe Camozzato (Novo-RS). A AGU informou ainda que a suspensão se deu ”em razão de interferência em atribuição exclusiva do Poder Executivo no que tange à formulação e execução de políticas públicas”.

“Tratando-se de política pública implementada com objetivo de evitar o desabastecimento e a alta do preço interno do arroz, o Poder Judiciário deve atuar com absoluto respeito e deferência às soluções empreendidas pelo Poder Executivo, mostrando-se legítima a intervenção jurisdicional apenas em hipóteses de transgressão direta à Constituição”, justificou a AGU no recurso.

Um leilão previsto para acontecer nesta quinta-feira (6), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 300 mil toneladas de arroz importado serão adquiridas. Autorizada para gastar R$ 2,53 bilhões na operação, a empresa pública distribuirá o produto em pacotes de 5kg que será cobrado o valor de R$ 20 para o consumidor final e será distribuído para 21 estados da federação e o Distrito Federal.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais