23.3 C
Jacobina do Piauí
1 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralPolítica

Todos do grupo de risco serão imunizados até abril, diz governador

Leito de UTI para Covid-19 no Piauí — Foto: CCOM

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que todos do grupo de risco da Covid-19 serão imunizados contra a doença até abril. A declaração foi feita na noite de quarta-feira (17), após reunião virtual entre governadores e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

A reunião foi articulada por Dias, que é coordenador do tema “vacina” no Fórum Nacional de Governadores do Fórum Nacional de Governadores.

De acordo com o governador, o ministro garantiu que serão distribuídas doses suficientes para idosos e pessoas com comorbidade até o final de abril.

“Esse segmento da população que será imunizado é responsável por 70% das internações e óbitos pelo novo coronavírus”, disse o gestor.

Durante a reunião, o ministro afirmou que 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 serão entregues até 31 de julho.

Os estados aguardam agora a divulgação do cronograma de entrega das doses nos meses de fevereiro e março para cada estado e, até a segunda-feira (22), espera-se que o ministério comunique o calendário de abril a julho, com a quantidade de dose para cada estado.

O encontro contou com participação de representantes do Butatan e Fiocruz, que informaram que já regularizaram o recebimento de Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs) para a produção das vacinas.

Segundo o governador, o Instituto Butantan tem 17,3 milhões de IFAs que serão usados para as doses de vacinas que ficarão prontas em março.

A Fiocruz, segundo Dias, tem entregas confirmadas de IFAs nos dias 22 e 29 de fevereiro para a produção de doses no mês de março, e nova remessa em março para produção de abril.

“Essa regularidade é fundamental para que haja um planejamento e com isso vamos evitar a paralisação de vacinação”, ressaltou.

Custeio de leitos

Na reunião, os governadores também reivindicaram o custeio dos leitos credenciados pelo SUS para pacientes com Covid-19 e outras doenças em janeiro e fevereiro.

Segundo Wellington Dias, os custos foram garantidos pelo MS. “Há R$ 5,2 bilhões assegurados do ministério para esse setor e R$ 2,8 bilhões já serão liberados para pagamento ainda esta semana”, disse.

O Fórum Nacional de Governadores conseguiu ainda, do Ministério da Saúde, a garantia de que o órgão irá credenciar novos leitos nos hospitais onde houver aumento de internação e repassar os recursos aos estados.

“Isso dá uma tranquilidade para que a gente tenha a certeza de que a aquilo que é prestado de serviço contaremos com apoio do SUS”, comentou Dias.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais