24.2 C
Jacobina do Piauí
2 de julho de 2025
Cidades em Foco
Floresta do PiauíGeral

Teresina recebe lançamento de livro sobre dança da Lezeira do Piauí

O livro Vamô Vadiá Nesta Lezeira – Ancestralidade e Simbolismo na Dança da Lezeira do Sertão do Piauí”, de Eduardo Pontin e Francisca Sousa, acaba de ser lançado. O evento aconteceu em Teresina, na Livraria Entrelivros, com a presença dos autores.

O lançamento contou com a presença de ilustres fazedores e produtores culturais de Teresina que fizeram o seu discurso, como o prefaciador da obra, Ricardo Augusto Pereira, historiador do IPHAN:

“Eduardo e Francisca apresentam um tesouro cultural pros próprios piauienses”.

  • RICARDO AUGUSTO PEREIRA

O professor Cineas Santos, escritor e idealizador da Edições Corisco, que publicou a obra, estava lá e afirmou:

 “agradeço a vocês [Eduardo e Francisca], porque foi preciso mais uma vez alguém de fora dizer: ‘a Corisco foi importante pra cultura do Piauí’. Então agradeço de coração, não pela Corisco, não pela homenagem, mas pelo olhar. É uma alegria termos vocês aqui [no Piauí]. Nós temos razões de sobra pra comemorar, porque a partir de então as pessoas vão saber que existe Lezeira no Piauí”.

  • CINEAS SANTOS

Outras personalidades do universo cultural teresinense prestigiaram o evento: o sambista Mauro Monteiro; a antropóloga Laila Ibiapina Caddah; o cordelista Joames; o músico e pesquisador Vagner Ribeiro; a antropóloga Amalle Catarina; o músico Zé Piau; a Imortal da Academia Piauiense de Letras, Teresinha Queiroz; a historiadora Iara Guerra; a produtora do Conselho Estadual de Cultura, Poliana Sepúlveda; o escritor Caio Resende; o poeta Elmar Carvalho, a socióloga Naira Moura, o documentarista Roberto Saboia, entre outros.

Lezeira o que é

Dança de roda de adultos tipicamente do Sertão do Piauí, Lezeira é uma brincadeira criada ao menos no século XIX que possui traços indígenas em sua dança e características afro em sua poética. A forma como é cantada e dançada faz com que seus participantes se reconectem com seus ancestrais, ativando memória afetiva com boas lembranças, até então esmaecidas. “Vamô Vadiá Nesta Lezeira” também retrata a dura realidade do sertanejo piauiense que, mesmo diante de tantas dificuldades sociais, encontra forças para brincar a Lezeira.

Série Discográfica “Lezeira do Sertão do Piauí”

O dia marcou também o lançamento oficial de 6 álbuns digitais:

  1. Lezeira de Floresta
  2. Lezeira do Quilombo Mutamba
  3. Lezeira da Comunidade Boa Vista de Picos
  4. Lezeira da Comunidade Tombador
  5. Lezeira do Quilombo Custaneira
  6. Lezeira do Quilombo Atrás da Serra

As gravações de áudio foram feitas em janeiro de 2023, com equipe composta pelo experiente sonoplasta Zé Dantas, Eduardo Pontin como produtor fonográfico e diretor geral, Francisca Sousa como diretora artística e Roberto Sabóia, como assistente técnico. Esses registros apresentam de forma pioneira a Lezeira ao universo fonográfico. Zé Dantas proferiu discurso emocionado:

“Eu sonhava um dia fazer a trilha sonora de um livro e eu tô agora com o sonho realizado através do Eduardo Pontin e da Francisca Sousa”.

  • ZÉ DANTAS 
  • Bastidores do livro

    Com senso de urgência devido à idade avançada de muitos mestres e mestras, Eduardo e Francisca realizaram pesquisa totalmente independente e conviveram com a comunidade da Lezeira, documentando informações orais de aproximadamente 80 participantes da brincadeira, 9 dos quais infelizmente já partiram para a sua viagem espiritual.

    A obra contém prefácio do historiador Ricardo Augusto Pereira, do IPHAN; orelha de Monique Augras, Prof. Titular da PUC-Rio e autora renomada de livros sobre o imaginário brasileiro, e contracapa de Zé Dantas, maior produtor fonográfico e acervista audiovisual do Piauí.

    “Com livro dedicado por inteiro ao mundo da Lezeira, Eduardo Pontin e Francisca Sousa dão brilhante contribuição ao conhecimento da cultura nordestina. Melhor dizendo, da cultura brasileira”.

    – Monique Augras

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais