O livro “Vamô Vadiá Nesta Lezeira – Ancestralidade e Simbolismo na Dança da Lezeira do Sertão do Piauí”, de Eduardo Pontin e Francisca Sousa, acaba de ser lançado. O evento aconteceu em Teresina, na Livraria Entrelivros, com a presença dos autores.
O lançamento contou com a presença de ilustres fazedores e produtores culturais de Teresina que fizeram o seu discurso, como o prefaciador da obra, Ricardo Augusto Pereira, historiador do IPHAN:
“Eduardo e Francisca apresentam um tesouro cultural pros próprios piauienses”.
- RICARDO AUGUSTO PEREIRA
O professor Cineas Santos, escritor e idealizador da Edições Corisco, que publicou a obra, estava lá e afirmou:
“agradeço a vocês [Eduardo e Francisca], porque foi preciso mais uma vez alguém de fora dizer: ‘a Corisco foi importante pra cultura do Piauí’. Então agradeço de coração, não pela Corisco, não pela homenagem, mas pelo olhar. É uma alegria termos vocês aqui [no Piauí]. Nós temos razões de sobra pra comemorar, porque a partir de então as pessoas vão saber que existe Lezeira no Piauí”.
- CINEAS SANTOS
Outras personalidades do universo cultural teresinense prestigiaram o evento: o sambista Mauro Monteiro; a antropóloga Laila Ibiapina Caddah; o cordelista Joames; o músico e pesquisador Vagner Ribeiro; a antropóloga Amalle Catarina; o músico Zé Piau; a Imortal da Academia Piauiense de Letras, Teresinha Queiroz; a historiadora Iara Guerra; a produtora do Conselho Estadual de Cultura, Poliana Sepúlveda; o escritor Caio Resende; o poeta Elmar Carvalho, a socióloga Naira Moura, o documentarista Roberto Saboia, entre outros.
Lezeira o que é
Dança de roda de adultos tipicamente do Sertão do Piauí, Lezeira é uma brincadeira criada ao menos no século XIX que possui traços indígenas em sua dança e características afro em sua poética. A forma como é cantada e dançada faz com que seus participantes se reconectem com seus ancestrais, ativando memória afetiva com boas lembranças, até então esmaecidas. “Vamô Vadiá Nesta Lezeira” também retrata a dura realidade do sertanejo piauiense que, mesmo diante de tantas dificuldades sociais, encontra forças para brincar a Lezeira.
Série Discográfica “Lezeira do Sertão do Piauí”
O dia marcou também o lançamento oficial de 6 álbuns digitais:
- Lezeira de Floresta
- Lezeira do Quilombo Mutamba
- Lezeira da Comunidade Boa Vista de Picos
- Lezeira da Comunidade Tombador
- Lezeira do Quilombo Custaneira
- Lezeira do Quilombo Atrás da Serra
As gravações de áudio foram feitas em janeiro de 2023, com equipe composta pelo experiente sonoplasta Zé Dantas, Eduardo Pontin como produtor fonográfico e diretor geral, Francisca Sousa como diretora artística e Roberto Sabóia, como assistente técnico. Esses registros apresentam de forma pioneira a Lezeira ao universo fonográfico. Zé Dantas proferiu discurso emocionado:
“Eu sonhava um dia fazer a trilha sonora de um livro e eu tô agora com o sonho realizado através do Eduardo Pontin e da Francisca Sousa”.
- ZÉ DANTAS
-
Bastidores do livro
Com senso de urgência devido à idade avançada de muitos mestres e mestras, Eduardo e Francisca realizaram pesquisa totalmente independente e conviveram com a comunidade da Lezeira, documentando informações orais de aproximadamente 80 participantes da brincadeira, 9 dos quais infelizmente já partiram para a sua viagem espiritual.
A obra contém prefácio do historiador Ricardo Augusto Pereira, do IPHAN; orelha de Monique Augras, Prof. Titular da PUC-Rio e autora renomada de livros sobre o imaginário brasileiro, e contracapa de Zé Dantas, maior produtor fonográfico e acervista audiovisual do Piauí.
“Com livro dedicado por inteiro ao mundo da Lezeira, Eduardo Pontin e Francisca Sousa dão brilhante contribuição ao conhecimento da cultura nordestina. Melhor dizendo, da cultura brasileira”.
– Monique Augras