23.4 C
Jacobina do Piauí
1 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

STF mantém suspensão das ´emendas Pix´ por unanimidade

STF - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (16), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade de 11 votos a zero, manter a suspensão das emendas impositivas e das “emendas Pix”. A decisão foi tomada em um julgamento virtual e confirma a determinação do ministro Flávio Dino, que estabeleceu que tais emendas devem ser suspensas até que se criem medidas adequadas de transparência e rastreabilidade para os recursos.

O julgamento foi realizado no plenário virtual do STF, onde os ministros votaram eletronicamente sem reunião presencial. No período da manhã, a decisão foi apoiada pelos ministros André Mendonça, Edson Fachin, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Flávio Dino, que formaram a maioria necessária para manter a suspensão. À tarde, os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Nunes Marques e Luís Roberto Barroso completaram o placar, confirmando a decisão.

A decisão do STF atende a uma ação do PSOL, que questionava a falta de controle sobre as emendas impositivas, consideradas um risco para os cofres públicos. As emendas impositivas são aquelas que o governo federal é obrigado a executar, ou seja, os recursos indicados pelos parlamentares precisam ser liberados. Já as “emendas Pix” permitem transferências diretas para estados e municípios, sem a necessidade de projetos ou convênios, o que facilita a falta de controle sobre os gastos.

Além disso, no dia 1° de agosto, o ministro havia suspendido as “emendas Pix”, que permitem transferências diretas de recursos para estados e municípios sem convênios ou justificativas. Dino determinou que essas emendas também devem seguir critérios de transparência e rastreabilidade, e a Controladoria-Geral da União (CGU) deverá auditar esses repasses dentro de 90 dias.

Com informações da Agência Brasil

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais