20.4 C
Jacobina do Piauí
5 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

Simulação com 50 toneladas de minério avalia logística entre Piripiri e Porto Piauí

/Foto: Ascom Porto Piauí

Foi realizada uma operação de teste durante os dias 6 e 7 de junho, que levou 50 toneladas de minério em estradas piauienses entre a mineradora de ferro localizada em Piripiri e o município de Luís Correia, no Porto Piauí. A ação teve como objetivo identificar problemas logísticos no percurso, para um mapeamento de intervenções prioritárias que facilitem o tráfego de cargas pesadas na região.

A simulação foi realizada estrategicamente em dois dias — na sexta-feira e no final de semana — sendo escolhido o sábado para testar o comportamento do tráfego em diferentes condições, levando em conta tanto o fluxo urbano típico dos dias úteis nas cidades ao longo do percurso quanto o aumento de veículos em direção ao litoral no fim de semana, já que Luís Correia é um importante polo turístico do estado.

Durante a operação, participaram na ação o Porto Piauí, Investe Piauí, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a mineradora Lion Mining.

Como o Porto Piauí ainda não está em operação, todo o minério que é extraído em Piripiri é escoado pelo Porto do Pecém, no Ceará. Com o início das operações em solo piauiense, a expectativa é que o minério seja levado a Luís Correia, com a perspectiva de reduzir custos e encurtar as distâncias com a nova infraestrutura portuária.

“Essa operação nos dá uma visão realista e técnica do que precisa ser feito para garantir um escoamento eficiente e seguro”, explica Fábio Freitas, diretor Operacional da Companhia Porto Piauí. “É um ensaio do futuro”, completa.

Com informações CCOM

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais