22.1 C
Jacobina do Piauí
3 de julho de 2024
Cidades em Foco
Betânia do PiauíCampinas do PiauíCampo Alegre do FidalgoCaridade do PiauíCurral Novo do PiauíDestaqueFloresta do PiauíGeralIsaías CoelhoJacobina do PiauíLagoa do BarroMassapê do PiauíQueimada NovaSanta Cruz do PiauíSanto InácioSão Francisco de AssisSão João do PiauíSimplício Mendes

Secretários de Saúde de cidades do Piauí participam de Congresso Estadual em São Raimundo Nonato; veja fotos

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) realizou, entre os dias 28 e 29 de maio, o XIV Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí, em São Raimundo Nonato-PI. Considerado o maior evento de saúde pública do estado, o tema do atual encontro é ‘Acesso e Integralidade do Cuidado nas Regiões de Saúde’.

O evento teve como objetivo principal discutir pautas de relevância acerca do Sistema Único de Saúde (SUS), visando o crescimento da pasta. O congresso contou com a presença dos secretários de Floresta do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Campinas do Piauí, São Francisco de Assis, Lagoa do Barro do Piauí, Caridade do Piauí, Betânia do Piauí, Jacobina do Piauí, Curral Novo do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Simplício Mendes, Campo Alegre do Fidalgo, Queimada Nova, dentre outros.

Além de proporcionar trocas de experiências entre os representantes dos municípios piauienses, o congresso colabora diretamente com o consumo de conhecimento através das palestras, rodas de conversa e minicursos. Confira abaixo os depoimentos dos secretários de saúde da macrorregião de Picos.

A secretária de Campinas do Piauí, Andrea Moura, participou do evento acompanhada da enfermeira Aline Moura e destacou a busca por novos conhecimentos para integrar na cidade e o apoio do prefeito Dr. Jomário no deslocamento, hospedagem e alimentação.

“Viemos representar o município de Campinas do Piauí e buscar conhecimento, observar o que os outros municípios estão desenvolvendo e o que podemos adequar, para que possamos levar melhorias para o nosso. É uma preocupação do prefeito Jomário: estar capacitando as equipes e trazendo avanços. Temos total apoio da Prefeitura, porque há incentivo para que os profissionais se capacitem e se qualifiquem e a saúde avance cada vez mais”, afirmou.

O secretário de saúde de Campo Alegre do Fidalgo, Isnaldo da Mata, mais conhecido por Dadu, pontuou a importância do momento para compartilhar serviços e buscar o crescimento da saúde pública. O representante relatou a luta por um evento no território.

“É um dia importante aqui no nosso território. Já brigamos por um congresso no nosso território há muitos anos para estar compartilhando as experiências dos municípios da Serra da Capivara para todo estado do Piauí. É importante receber secretários de todo o estado na nossa cidade de São Raimundo Nonato. Momento importante para que possamos compartilhar experiências exitosas que são desenvolvidas aqui”, destacou.

A secretária de Caridade do Piauí, Cláudia Carvalho, acompanhada da coordenadora da Atenção Primária a Saúde (APS) Sheila e coordenadora de imunização Bárbara, frisou os projetos para a saúde municipal e o apoio da gestão. O destaque ainda foi dado para a apresentação do trabalho escolhido do Vale do Itaim, acerca dos desafios no alcance das metas de vacinação, análise dos registros locais e expectativas do Ministério da Saúde.

“Eu espero uma troca de experiência muito boa, para que a gente possa levar e adequar ao nosso município. Isso é muito bom. O prefeito Toninho sempre dá apoio em tudo que precisamos, porque é para o bem do município levar experiências e conhecimento”, disse.

A secretária de Curral Novo do Piauí, Vanderlucia Lira, frisou a necessidade de proteger os serviços do Sistema Único de Saúde e sua alegria em observar profissionais com o mesmo intuito no local. A ideia geral, assim como os demais, é colaborar com o município levando novas informações adquiridas.

“O Congresso Estadual de Secretarias Municipais é importante para a troca de experiências e uma oportunidade de adquirir e levar conhecimento para o nosso município. É sempre bom ver o quanto ainda há profissionais que se dedicam ao SUS e são verdadeiros protagonistas para o avanço da saúde primária no município. Feliz em poder participar”, contou.

Mantendo suas participações ativas nos eventos da saúde, o secretário de Floresta do Piauí, Joelson Torres, enfatizou o ganho de experiências para implementar na saúde municipal e o seu desejo de retornar com melhorias na bagagem.

“É uma experiência muito boa participar desse congresso, com mais um trazendo temas importantes. Nossa expectativa é muito boa, porque saímos fortalecidos e enriquecidos de informações para desempenhar ainda melhor o nosso trabalho de secretário. Queremos voltar com bagagem para o município e aumentar nossa experiência”, frisou.

O secretário de Jacobina do Piauí, Gilmar Carvalho, pontuou as temáticas abordadas pelo congresso, além de enfatizar que a troca de experiência entre os profissionais da saúde serão repassadas para a equipe municipal visando crescimento conjunto. “Estamos discutindo políticas públicas voltadas para a saúde. É um momento para compartilhar experiências e estamos aqui para levarmos conosco e compartilhar com nossa equipe de saúde de Jacobina do Piauí”, ressaltou.

O secretário de Lagoa do Barro do Piauí, Marquino Rocha, ressaltou a imagem consolidada do congresso no cenário piauiense e a necessidade de marcar presença. O representante planejou os esforços conjuntos com o prefeito Gilson Nunes para contribuir com a qualidade da saúde pública.

“O Congresso de Secretários Municipais de Saúde tem grande visibilidade e vários municípios apresentam as experiências exitosas e o que fazem de melhor. Isso serve de exemplo, é um farol, onde podemos nos espelhar e implementar na nossa cidade. Vou sair com a mala cheia de novidades para Lagoa do Barro e implementar junto com o prefeito Gilson Nunes, para que a saúde esteja cada dia melhor e mais avançada para a nossa comunidade”, declarou.

Representando Santo Inácio do Piauí, a secretária Bruna Lara valorizou a programação do evento e as trocas mútuas para crescimento da saúde. A representante espera adquirir experiência e melhorar os serviços prestados no município.

“O Congresso Estadual sempre é um momento muito rico para nós e tem que ser valorizado. É momento para mostrarmos nossas experiências, durante todos os anos que estamos exercendo, para outros municípios e observar o deles. O exemplo serve para enriquecer os territórios. Conhecer as riquezas que temos, os fornecedores e empresas, vemos como melhorar o nosso trabalho de tratamento aos funcionários e usuários”, relatou.

O secretário de São Francisco de Assis, Gervásio Oliveira, reforçou a importância de colher experiências de outros municípios para aperfeiçoamento, além de destacar o apoio do prefeito Josimar Oliveira para a capacitação dos profissionais da saúde.

“A expectativa que temos é adquirir vários conhecimentos na área e levar eles ao nosso município para atender melhor a nossa população. O prefeito Jó sempre incentiva a nossa área a buscar conhecimento e levar para o município para atender melhor e com mais qualidade os nossos amigos de São Francisco de Assis”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO

O primeiro dia iniciou com exposição de estandes durante toda a agenda, seguida da 9º Mostra Piauí aqui tem SUS e um espaço de apoio à gestão. A tarde continuou com apresentações de trabalhos e espaços de apoio e para encerrar, foi organizada a cerimônia de abertura com palestra magna e apresentações culturais.

O segundo dia contou com três mesas, com os temas: ‘Atenção Primária à Saúde: novo modelo de financiamento e estratégias inovadoras para qualificar o cuidado à APS’, ‘Atenção Especializada: políticas públicas para ampliar e qualificar o acesso a atenção especializada’ e ‘Vigilância em Saúde: programação nacional de imunização e estratégias inovadoras no enfrentamento da arboviroses’.

Após uma assembleia exclusiva para os secretários de saúde, o congresso foi finalizado com workshops sobre o uso de plataformas, desempenho e monitoramento dos indicadores do E-SUS APS, encerramento e transição de gestão e financiamento do SUS. Por fim, foi entregue a premiação da 8ª Mostra Piauí aqui tem SUS.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais