Além das exposições de animais, leilões e shows, a 73ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) se destaca pelo fomento ao empreendedorismo. Um dos principais destaques são os espaços onde o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) intensifica o relacionamento institucional com os municípios piauienses para viabilizar novos negócios voltados ao agro.
Além de um espaço para divulgação dos serviços do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que promove a educação profissional e social do trabalhador rural, a Expoapi também foi a etapa estadual do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, uma metodologia de avaliação que reconhece e avalia a qualidade dos atendimentos serviços prestados pelas Salas do Empreendedor.
Nos negócios, leilões impulsionam o mercado de animais realizados na Expoapi, que até agora já contabilizam cerca de R$ 5 milhões em vendas. Para os criadores que participam do evento, é perceptível o avanço e evolução na qualidade da pecuária piauiense ao longo dos últimos anos, como destaca o zootecnista Arnaldo Borges, vice-presidente Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
“Nós acompanhamos o julgamento, que tem uma contribuição importante aqui na produção de leite no estado, o nelore também é excelente. Essa estrutura que tem de comercialização através dos leilões e do shopping, isso distribui genética de boa qualidade acessível a todo nível de criadores, isso é muito importante”, enfatizou o empresário.