23.4 C
Jacobina do Piauí
1 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPicos

SAF entrega registros de 242 hectares de terra para agricultores familiares do Vale do Guaribas

Foto: Geirlys Silva / SAF

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nessa sexta (4), a entrega de registros de imóveis para agricultores familiares do município de Pio IX por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário, executado pela SAF em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Os imóveis foram adquiridos com um recurso de R$ 2,9 milhões e vai beneficiar 23 famílias de agricultores.

O programa permite empréstimo para o pagamento do imóvel, do imposto de transmissão de bens e imóveis (ITBI), das custas cartorárias, do georreferenciamento, além de financiar a assistência técnica para projeto produtivo. Os juros cobrados são abaixo do praticado no mercado.
Os investimentos serão utilizados nos projetos produtivos de apicultura e cajucultura nas localidades Lajeiro Preto e Sítio Odilândia, em Pio IX. No total, foram adquiridos 242 hectares de terras.

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou como o programa permite o acesso à terra e, por consequência, uma oportunidade de produção aos agricultores familiares.

“Essas famílias vão poder agora ter a sua terra, produzir, comercializar a sua produção, e gerar renda. Isso promove desenvolvimento, reforma agrária, desenvolvimento nos municípios e territórios, inclusão produtiva da agricultura familiar e garante a sustentabilidade e a rentabilidade desses agricultores e suas famílias”, citou.

Foto: Geirlys Silva / SAF

O superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Piauí, Dayvid Miranda, citou que o recurso disponibilizado pelo programa permite o financiamento de projetos produtivos a serem executados.

“Estamos beneficiando 23 famílias que vão ter direito à sua terra, aos recursos para financiamento dos seus projetos e também assistência técnica e extensão rural. Estamos aqui acompanhando a Secretaria da Agricultura Familiar que tem se empenhado bastante com a unidade técnica estadual para implementar essa política pública tão importante no nosso estado”, citou.

Foto: Geirlys Silva / SAF

Para a agricultora familiar Laís Cristina, que recebeu 8 hectares de terra em Pio IX, o título do imóvel é a realização de um sonho. Ela conta que já começou a cultivar caju e espera aumentar a sua produção na região.

“Eu tinha um sonho antigamente que era de comprar uma terra e esse sonho parecia bem improvável, terra é muito caro, e graças a Deus a gente conseguiu com o Crédito Fundiário. Além de conseguir comprar a terra, tem também o dinheiro para a gente fazer a quebra e comprar o caju, e graças a Deus, eu me dei muito bem porque eu planto o caju, enxerto e vendo. E agora, tenho minha própria roça e estou com o caju já quase no ponto de colher”, comemorou.

Os agricultores familiares interessados em acessar esse crédito devem procurar a Rede de Assistência Técnica e Extensão Rural pública ou privada, que esteja credenciada na Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) ou entrar em contato com a diretoria do Crédito Fundiário da SAF.

Foto: Geirlys Silva / SAF

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais