22.2 C
Jacobina do Piauí
3 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralPolítica

Rafael Fonteles visita Ministério e conhece estratégias da Estônia na educação

Fotos: CCOM

O governador Rafael Fonteles visitou, nesta quarta-feira (5), o Ministério de Educação e Pesquisa da Estônia para conhecer as estratégias que tornaram a educação pública local a melhor do Ocidente. Quem comprovou isso foi o exame do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e que avalia o desempenho escolar em todo o mundo.

Atualmente, a Estônia é detentora da terceira melhor educação mundial, atrás apenas de Singapura e Japão. No ranking ocidental, entretanto, figura na 1ª posição.

Além do ministério, Rafael Fonteles visitou, ainda, a Kindluse School, considerada a melhor escola pública da Estônia. Com 500 alunos e 50 professores, a escola de ensino fundamental busca desenvolver a criatividade, o empreendedorismo e uma visão de mundo sustentável em seus alunos.

Dentre as estratégias responsáveis pelos índices exitosos no país, constam investimentos em tecnologias, ensino profissional e técnico, escolas de tempo integral, atividades extracurriculares, monitoramento de desempenho dos alunos, além da qualificação e valorização constante dos professores.

O governador reforçou o grande objetivo de levar a educação pública do Piauí ao 1º lugar do ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Atualmente, o estado tem a 9ª melhor educação do Brasil.

“Pretendemos replicar as boas práticas do ensino estoniano na rede pública do nosso estado, apostando no digital e no ensino técnico de desenvolvimento de sistemas para o crescimento educacional dos nossos jovens. Vir ao país, colher as melhores experiências diretamente da fonte e implementá-las no Piauí nos coloca no caminho certo para se tornar uma referência no Brasil. O Piauí do futuro chegou!”, disse Rafael.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, também esteve presente às visitas. “Foi muito importante vivenciar a experiência da educação estoniana e verificar as chaves para esse sucesso, de forma que possamos executá-las no Piauí e desenvolver ainda mais a nossa educação”, pontuou o gestor.

O gestor destacou, ainda, o programa Acelera Seduc, lançado recentemente com o objetivo de tornar a educação piauiense a melhor do Brasil.

Da Redação / Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais