22.8 C
Jacobina do Piauí
11 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoGeralPaulistana

Quase 600 estudantes são premiados por conquistas em olimpíadas do conhecimento no Piauí

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), realizou, nesta quinta-feira (10), uma cerimônia de premiação para 572 estudantes que se destacaram em olimpíadas acadêmicas nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e outras competições realizadas em 2023 e 2024.

A solenidade, realizada em Teresina, reuniu alunos de diversas redes de ensino e teve como destaque os 165 estudantes da rede estadual, reconhecidos pelo desempenho nas competições. Desse total, 38 estudantes da rede pública estadual conquistaram medalhas na OBMEP 2024, sendo 4 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze.

Além desses, 14 medalhistas de ouro de olimpíadas de 2023 e 79 medalhistas de ouro de 2024 também foram homenageados com premiações, incluindo um salário mínimo (R$ 1.518) para os alunos da rede estadual que alcançaram o primeiro lugar nas competições nacionais. A premiação é garantida pela Lei Estadual nº 8.152/2023, que criou o programa Seduc Olímpica, iniciativa voltada ao estímulo e reconhecimento do mérito acadêmico.

Durante a cerimônia, o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, destacou a importância de valorizar o esforço dos alunos.

“Aqui a gente reconhece o mérito, a dedicação dos nossos estudantes que se esforçaram, colocaram a educação como prioridade e tiveram a coragem de entrar nesse mundo fantástico das Olimpíadas do Conhecimento”, afirmou.

Reconhecimento também para professores

O secretário também anunciou medidas de valorização dos profissionais da educação. Segundo ele, ainda neste mês será pago o 14º salário para os educadores das 50 escolas com melhor desempenho no IDEP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí), com base nos resultados da avaliação aplicada no fim de 2023.

Além disso, em 2026, o pagamento do 14º será estendido a todas as escolas e gerências regionais que cumprirem as metas estabelecidas pelo IDEP.

Outro destaque anunciado foi o reajuste salarial para os profissionais da educação, já implementado em maio deste ano. O edital de um novo concurso público para a área também será lançado no segundo semestre de 2025.

O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais