26.2 C
Jacobina do Piauí
1 de julho de 2025
Cidades em Foco
Sem categoria

Presidente do TRE diz que prazo para impugnações de mandatos se inicia na próxima semana

Sebastião Ribeiro Martins - Divulgação

Na semana final do prazo para a diplomação de candidatos eleitos no Piauí, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Sebastião Martins, confirmou que a partir da próxima sexta, 20 de dezembro, se abre a janela para os pedidos de impugnações de mandatos eletivos em todo o estado.

A Justiça Eleitoral abre este prazo para serem feitos os devidos questionamentos às candidaturas requeridas. As impugnações são ações judiciais que solicitam, à Justiça Eleitoral, o indeferimento do pedido de registro de um determinado candidato.

O líder da corte eleitoral atualizou o cenário de diplomações no Piauí.

“O último dia será dia 19. A diplomação é um dia simbólico, porque a partir da data da diplomação dos candidatos eleitos é o fim do processo eleitoral e também é o início das impugnações de mandatos, ou seja, eventual ação na justiça eleitoral contra o abuso de poder político é a partir da diplomação.  Os partidos políticos, os candidatos, têm um prazo de 15 dias para impugnar aquela eleição. Então é uma data importante. Aqui em Teresina será diplomado no dia 18, o prefeito eleito, Dr. Silvio Mendes, o vice-prefeito e os 29 vereadores e três suplentes de cada coligação”, afirmou.

O desembargador Sebastião Martins comentou também o encontro com a presidente do TSE, Ministra Carmén Lúcia.

“Foi uma avaliação muito boa, a ministra estava de início muito preocupada com relação aos fake news. E, surpreendentemente, como ela disse, foram as eleições tranquilas em todo o Brasil. Nós não tivemos grandes problemas. Claro que tem as intercorrências normais no dia das eleições, mas no geral ela ficou muito satisfeita com o estado do Piauí, com os demais estados. É uma eleição, uma apuração rápida, tranquila, e ela disse que ficou surpreendida porque ela imaginava que ia ter muito mais problemas”, concluiu.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais