25.3 C
Jacobina do Piauí
3 de abril de 2025
Cidades em Foco
Bela Vista do PiauíDestaqueGeral

Prefeitura promove evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra em Bela Vista do Piauí

FOTOS: EDIVAR FOTO MARQUES!

A Prefeitura de Bela Vista do Piauí, através das Secretarias de Assistência Social e Educação, realizou, nesta sexta-feira (22), um evento em alusão ao mês da consciência negra. O momento contou com uma agenda de apresentações na Praça do Mercado Publico.

A programação recebeu apresentações artísticas e culturais para valorizar a história e a representatividade da população negra. O orgulho da origem e da luta foram duas das pautas defendidas e abraçadas pela organização do evento.

Durante toda a manhã, os populares puderam visitar a exposição de artesanato das comunidades quilombolas Amarra Negro e Lagoa das Carnaíbas. De acordo com a administração da apresentação, cada peça carregava um pedaço da história, tradições e criatividade dos quilombolas.

O evento foi realizado pela terceira vez no município, com objetivo de refletir sobre a importância da diversidade cultural e toda a construção histórica do país no contexto africano. A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Eliane Tolentino, agradeceu a todos os colaboradores.

“É um momento de sensibilizar a sociedade em geral sobre o preconceito e a discriminação racial, priorizando o respeito e dando visibilidade para a lei aprovada do 20 de novembro ser feriado nacional. Agradecemos a todos que trabalharam este tema mostrando o resultado para a comunidade do que foi trabalhado nas escolas e no SCFV, oficinas vinculadas ao CRAS”, declarou.

APRESENTAÇÕES

Na programação, a primeira apresentação foi com a Creche Osoria Liberalina dos Anjos, com as crianças do Pré I. As crianças interpretaram a música “Black Black/Consciência Negra”, tendo como meta mostrar que o futuro é construído com o reconhecimento da herança.

Depois, os alunos do Pré II encenaram uma apresentação teatral com o título “Menina do Laço de Fita”, peça que aborda temáticas sobre a infância e suas brincadeiras.

A Escola Higina A. dos Anjos marcou presença com os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental — Anos Iniciais. Os alunos apresentaram a coreografia da música “É sobre ser diferente”, contando a importância da diversidade e do respeito. As turmas do 4º e 5º ano apresentaram a peça “Aluno Novo”.

As comunidades quilombolas de Bela Vista do Piauí se apresentaram com Lagoa das Carnaíbas em conjunto com o Grupo Negra Flor. As componentes Tayana, Elimar, Ellen, Sofia, Geny e Sandra demonstraram o Reggae do Maranhão.

A dança continuou com o grupo “União e Força”, trazendo a música “Negro Zumbi”, de Leci Brandão, celebrando a resistência e a luta dos negros no Brasil. O grupo foi representado por Chiquinha e Teresinha.

Depois, Daiana recitou um poema para resgatar a luta do povo negro. Na mesma comunidade, o Grupo Negra Flor se apresentou com Tayana, Ellen, Kevelly, Sandra, Iraneide, Sofia e Lucielma, celebrando a cultura e união das mulheres negras.

A Unidade Escolar José Florêncio Neto foi representada pelas alunas do 9º B, Maria Gleiciane, Talya, Vitória e Monique. Posteriormente, o aluno Pablo, da Umidade Escolar Olegário Aureliano de Sousa, supervisionado pela professora Elizoneide, recitou o poema “Integridade”, de Geni Mariano Guimarães.

A Comunidade Amarra Negro apresentou a dança “Pérola Negra” e, depois, a representante Giovana trouxe um texto para reflexão do que é ser quilombola.

No encerramento, foi feita uma demonstração de roda de capoeira, ofertada através de oficinas pela Secretaria de Assistência Social para as crianças e adolescentes do SCFV, através do projeto Arte, Cultura e Cidadania em Ação. Por fim, Kabelin apresentou um Pout-Porri de Beguinho Sensação e o Reggae “Eu sou Camelô”.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais