A Prefeitura de Caridade do Piauí, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoveu nesta quarta-feira (10) a cerimônia de posse e diplomação do novo colegiado do Conselho Tutelar. A solenidade ocorreu na Sala da Cidadania, no Espaço Cidadão.
O assistente social, coordenador de Proteção Social Básica e assessor especial do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, explicou que o processo eleitoral foi dividido em quatro etapas, com a última utilizando o voto direto. Segundo ele, o órgão possui importância ímpar para o funcionamento do município.
“O Conselho Tutelar tem um papel importantíssimo no município, que é o desempenho de zelar pela garantia de direitos de crianças e adolescentes. Ele desempenha melhor o convívio social da criança em termos de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer”, justificou
O prefeito do município, Toninho de Caridade, destacou o apoio dado pela gestão aos profissionais da Assistência Social e CMDCA, reafirmando o compromisso de manter a parceria com os órgãos competentes e agir sempre em prol do público infanto-juvenil. De acordo com o gestor, o Conselho Tutelar é indispensável para a população.
“A Prefeitura dá todo apoio e, com certeza, vamos continuar essa parceria. Estaremos trabalhando de forma preventiva com as nossas crianças e nossos jovens. É um órgão de grande importância, com muitas demandas, mas sempre pronto para executar seu trabalho. Vamos continuar de mãos dadas”, declarou.
O representante dos atuais conselheiros Tutelares, Sr. Adelidio Sousa, cumprimentou todos os presentes e ressaltou os desafios encontrados na profissão. Apesar disso, aproveitou o momento para frisar a necessidade de parcerias para que o órgão funcione e tenha o reconhecimento devido.
“É um trabalho árduo, mas sempre tem quem tem coragem de enfrentar. O Conselho Tutelar é um órgão que não trabalha só, mas depende de muitas secretarias. Nós ainda enfrentamos tabus e não somos reconhecidos, mas vamos quebrando aos poucos”, disse.