Durante agenda em Teresina-PI, o prefeito de Simplício Mendes, Márcio Moura, reforçou a campanha de apreensão de animais no município, visando a proteção de vidas nas estradas. Após o início do mutirão, a cidade tornou-se referência no desafio comum dos moradores.
De acordo com o gestor, a campanha considera o perímetro da zona urbana, além das PI que dão acesso ao município. Os animais apreendidos, como gado, cavalo e ovelha, estão sendo encaminhados para um curral correto, com água e comida, com a retirada apenas mediante taxa.
Inicialmente, o valor para a liberdade dos animais esteve fixado em R$ 80 (por cabeça) ao dia, com criadores chegando a alcançar o valor de R$ 600. Embora seja criticado pela categoria, o prefeito valoriza o reconhecimento dos moradores.
“Podemos ser criticados por uma ou duas pessoas, mas a maior parte das pessoas estão batendo palma. Estamos salvando vidas”, declarou.
Recentemente, entre as cidades de Isaías Coelho e Simplício Mendes, um homem veio a óbito após colidir a moto com um cavalo. O secretário de Saúde do Piauí, Antônio Luís, também bateu em um animal, mas não resultou em gravidade.
“Todos nós trafegamos nessas estradas e corremos risco de bater em um animal e acontecer uma fatalidade. Vamos compactuar com essa campanha, é para o bem de todos”, finalizou.