20.4 C
Jacobina do Piauí
5 de julho de 2025
Cidades em Foco
Conceição do CanindéDestaqueGeral

Prefeito Diogão participa de audiência em Picos e reforça compromisso com o fim dos lixões em Conceição do Canindé

O prefeito de Conceição do Canindé, Diogão (PSD), participou nesta terça-feira (10) da audiência pública realizada em Picos, que reuniu representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Trabalho, Senado, Governo do Estado e dezenas de prefeitos dos vales do Itaim e Guaribas. A pauta do encontro foi o programa “Lixão Zero”, que visa acabar com todos os lixões a céu aberto nos 224 municípios do Piauí.

Diogão reconheceu os desafios enfrentados por Conceição do Canindé e afirmou que a gestão está disposta a avançar na resolução do problema:

“A gente ainda tem que avançar muito. Viemos participar dessa reunião para entender como podemos fazer a destinação correta do lixo no nosso município. Queremos intensificar nossas ideias, encontrar soluções, fazer as coletas corretas e trabalhar para que a população também faça sua parte na separação do lixo. É uma união de esforços para acabar com o lixão de Conceição. Agradeço ao Ministério Público por levantar essa bandeira tão importante.”

Durante o encontro, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Feliphe Araújo, destacou o papel do Governo na construção de soluções regionais e sustentáveis para os resíduos sólidos:

“Esta audiência é um momento estratégico para consolidar o compromisso regional com a gestão ambiental responsável e adequada dos resíduos. O Governo do Estado oferece apoio técnico e institucional para que os municípios possam cumprir a legislação ambiental vigente, convertendo um desafio histórico em oportunidade de desenvolvimento sustentável”, afirmou Araújo.

Já o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, destacou a importância da articulação entre os gestores municipais.

“O Projeto Zero Lixões representa um esforço coletivo, que exige comprometimento, planejamento e cooperação entre os entes. A APPM tem orientado os prefeitos sobre como acessar recursos e elaborar planos viáveis de gestão de resíduos. Sabemos que os desafios são grandes, mas é nossa responsabilidade construir soluções que garantam um meio ambiente mais saudável para todos”, declarou.

A audiência também informou que os dias 1º de junho, 1 e 2 de julho foram definidos para a assinatura dos Acordos de Não Persecução Penal, momento em que os gestores municipais irão formalizar o compromisso com o encerramento definitivo dos lixões.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais