O prefeito de Jacobina do Piauí, Vanderley Carvalho (PSD), esteve presente na audiência pública realizada nesta terça-feira (10), na cidade de Picos, que reuniu autoridades estaduais, órgãos de controle e gestores municipais dos territórios do Vale do Itaim e Guaribas. A reunião tratou de estratégias para o cumprimento do Projeto Zero Lixões, que busca erradicar os lixões a céu aberto nos 224 municípios do estado.
Durante sua participação, o prefeito destacou o esforço conjunto das instituições e o estágio avançado do município no cumprimento das metas ambientais:

“Estamos aqui em Picos participando de um grande evento no território do Vale do Itaim e Guaribas, tratando do fechamento dos lixões da microrregião. É importante demais ver a união de todas as instituições — Ministério Público, Tribunal de Contas, Secretaria de Meio Ambiente — e todos os prefeitos abraçando essa causa. Desde 2020 era para esses lixões estarem desativados, e agora não temos outra solução senão nos unirmos por um ambiente mais sustentável.”
Vanderley também anunciou que Jacobina já está em fase de licitação para dar destino correto aos resíduos:



“Jacobina já está na fase de conclusão, no prazo de licitação, para levar os resíduos até Salitre, no Ceará. Até o final do ano vamos solucionar essa dor de cabeça. Só pedimos o apoio da população nesse processo de conscientização, pois o lixo também é responsabilidade das empresas e de todos nós. É uma luta coletiva.”
A audiência foi organizada com apoio do Ministério Público do Estado do Piauí, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Associação Piauiense de Municípios (APPM) e da Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI). Estiveram presentes o presidente da APPM, Admaelton Bezerra, e o secretário estadual de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, que reforçaram o papel das gestões municipais e o apoio técnico do Estado para o cumprimento da legislação ambiental.
O secretário estadual de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, a audiência marcou um momento estratégico de alinhamento entre diferentes esferas do poder público.

“Esta audiência é um momento estratégico para consolidar o compromisso regional com a gestão ambiental responsável e adequada dos resíduos. O Governo do Estado oferece apoio técnico e institucional para que os municípios possam cumprir a legislação ambiental vigente, convertendo um desafio histórico em oportunidade de desenvolvimento sustentável”, afirmou Araújo.
Os gestores também foram informados sobre a agenda de assinatura dos Acordos de Não Persecução Penal (ANPPs), que ocorrerá em Teresina nos dias 1º de junho, 1 e 2 de julho, e que formalizam os compromissos dos municípios com o fim dos lixões e a implantação de soluções sustentáveis para os resíduos sólidos.