34.1 C
Jacobina do Piauí
10 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

Prefeito de Fartura do Piauí cancela show da Calcinha Preta após recomendação do Ministério Público

Fartura do Piauí / Foto: Rede Sociais

A 2ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, por meio da Promotora de Justiça Gabriela Almeida de Santana, expediu uma recomendação ao município de Fartura do Piauí para que seja cancelado o show da banda “Calcinha Preta”, anunciado para o dia 30 de abril de 2025, em comemoração ao aniversário da cidade.

Banda Calcinha Preta foi contratada para se apresentar no aniversário de Fartura do Piauí - (Reprodução / Redes Sociais)Reprodução / Redes Sociais

Banda Calcinha Preta foi contratada para se apresentar no aniversário de Fartura do Piauí

Segundo o MPPI, a contratação do evento foi amplamente divulgada na mídia local, gerando preocupação diante do atual contexto enfrentado pelo município. A promotora de Justiça Gabriela Almeida explicou que Fartura do Piauí atravessa sérias dificuldades na prestação de serviços públicos essenciais, situação que tem motivado a tramitação de diversos procedimentos extrajudiciais na Promotoria, voltados à implementação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida da população. Além de enfrentar um grave problema devido à seca.

O documento aponta que o Governo do Piauí, por meio do Decreto nº 23.699, de 2 de abril de 2025, reconheceu a situação de emergência em 129 municípios atingidos pela seca, incluindo o município de Fartura do Piauí.

“O próprio prefeito, em entrevista veiculada pela imprensa local, reconheceu os graves impactos da estiagem, relatando que os reservatórios de água estão completamente secos e que os pequenos agricultores perderam toda a produção agrícola”, relatou a promotora

Diante desse cenário, foi recomendada a suspensão da contratação da banda “Calcinha Preta” ou de qualquer outra atração que represente elevado gasto aos cofres municipais. Além disso, sugeriu que sejam tomadas as providências necessárias para a devolução aos cofres municipais de eventuais pagamentos já realizados aos referidos artistas.

Gabriela Almeida informou, ainda, que recomendações semelhantes serão replicadas aos demais municípios abrangidos pela 2ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, os quais integram o território Serra da Capivara e também estão em situação de emergência, sendo todos municípios de pequeno porte e com demandas sociais urgentes.

Após recomendação do MPPI, prefeito anunciou cancelamento da festa de aniversário de Fartura do Piauí

Em comunicado publicado nas redes sociais, o prefeito de Fartura do Piauí, João Costa, anunciou o cancelamento de toda a festa de aniversário da cidade, que tinham como atrações a banda Calcinha Preta, Kátia Cilene, Maria e Rayane e Sérgio do Forró. “Essas atrações estão todas suspensas devido ao grande decreto que o Governo do Estado fez”, disse o prefeito. Confira abaixo o comunicado oficial:

Comunicado Oficial

Diante do cenário de forte estiagem que atinge nosso município e toda a região, informamos à população que os grandes shows previstos para as comemorações da Emancipação Política de Fartura do Piauí estão cancelados.

Essa é uma decisão tomada com responsabilidade e sensibilidade, priorizando o bem-estar da nossa população. Contamos com a compreensão de todos e seguimos firmes na missão de cuidar do nosso povo.

Fartura do Piauí - (Reprodução / Redes Sociais)Reprodução / Redes Sociais

Fartura do Piauí

Seca no Piauí

A situação tem se tornado grave após o registro de poucas chuvas nos primeiros meses do ano, que não não foram suficientes para restabelecer os principais reservatórios de água. Por isso, Governo do Piauí decretou situação de emergência em 129 municípios devido à seca. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (3) e reconheceu os impactos do fenômeno climático e autoriza ações emergenciais para minimizar os danos à população.

De acordo com o decreto, a previsão meteorológica para os meses de março, abril e maio de 2025 indica chuvas abaixo da média histórica, com distribuição irregular, concentradas especialmente na mesorregião norte e centro-oeste do estado. Além disso, as temperaturas tendem a ficar acima do normal, agravando os efeitos da estiagem.

Governo do Piauí decretou situação de emergência em 129 municípios devido à seca - (Arquivo/Wilson Dias/Agência Brasil)Arquivo/Wilson Dias/Agência Brasil

Governo do Piauí decretou situação de emergência em 129 municípios devido à seca

O governo estadual destacou que as chuvas registradas até o momento não foram suficientes para restabelecer os principais reservatórios de água. Como consequência, há frequentes casos de exaustão em poços artesianos situados em áreas de solo cristalino, além do risco de colapso no abastecimento de água para consumo humano, tanto em comunidades rurais quanto em áreas urbanas.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais