22.1 C
Jacobina do Piauí
30 de junho de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em FocoPolícia

Polícia investiga despejo de fezes humanas por empresas em lixão no Piauí

Foto: reprodução Click Parnaíba

A Polícia Civil do Piauí investiga o despejo irregular de fezes humanas em um lixão na cidade de Parnaíba, no litoral do estado. A investigação aponta que o crime ambiental é praticado por empresas privadas que atuam na limpeza de fossas. 

“A polícia investiga o depósito de resíduos sólidos no lixão de Parnaíba. São vários problemas encontrados, tanto a questão do lixo domiciliar jogado diretamente no solo, a céu aberto, próximo das residências, quanto o despejo irregular de resíduos sólidos de empresas limpadoras de fossas também diretamente no solo. É algo que já está incomodando diretamente a população que mora próximo ao lixão, principalmente, em um condomínio”, explica o delegado Ayslan Magalhães, titular da 2ª Delegacia Seccional de Parnaíba.

A Polícia Civil do Piauí já tem provas do crime ambiental praticado por empresas privadas. Três, inclusive, já foram autuadas. 

“Fotografamos e filmamos vários caminhões jogando lá esses dejetos e a Polícia Civil tá investigando vários crimes ambientais. Requisitamos a perícia ambiental que foi realizada nesta quinta-feira (21). A perícia tem prazo de dez dias, podendo ser prorrogado por mais dez dias, para emitir o laudo e a gente saber a extensão do dano ambiental”, explica Magalhães.

Para o delegado, o crime ambiental está bem configurado. 

“O crime ambiental está bem configurado, bem delineado. O que a Polícia Civil quer saber é a extensão do dano, seja territorial, seja a potencial população que está sendo atingida, se está tendo ou não contaminação do lençol freático, entre outros crimes ambientais”, explica o delegado.

Das quatro empresas investigadas, a Polícia Civil já ouviu representantes de três. Ayslan Magalhães acrescenta que, a próxima etapa, será ouvir representantes da prefeitura de Parnaíba.

“Para saber a responsabilidade de todos, entender um pouco como vem sendo realizado esse despejo desde 2000 até a presente data. A Polícia Civil também já tem conhecimento de uma ação civil pública para investigar esses fatos e vamos somar a essa investigação”, finaliza o delegado.

Por Graciane Araújo / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais