34.4 C
Jacobina do Piauí
21 de junho de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeralInternacional

Pix representou 30% das transações no comércio eletrônico em 2023, diz pesquisa

PIX - Foto: Cidades em Foco

Em todo o Piauí, 125.815 estudantes se inscreveram para participar da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições foram encerradas ontem (14). Em todo o Brasil foram mais de 5 milhões de inscrições.

Os números foram publicados hoje (15) pelo ministro da Educação, Camilo Filho, em suas redes sociais. As inscrições do Enem serão reabertas, novamente, neste domingo (16), exclusivamente para os estudantes gaúchos, que tem até a próxima sexta-feira (21) para fazer sua inscrição.

No Piauí o número de estudantes inscritos aumentou 26,2 % em relação ao ano passado. Em 2023 foram registradas 99.655 inscrições em todo o Piauí, no ano anterior o número de inscritos tinha ficado em 83.308.

Pagamento da taxa de inscrição

O participante que não é isento deve pagar a taxa (R$ 85) até a próxima quarta-feira, 19 de junho, respeitando os horários de compensação bancária. O pagamento é feito por meio de boleto do Banco do Brasil, disponibilizado ao inscrito após acesso ao sistema do exame, via Login Único do Gov.br.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país.

O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, por exemplo o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Por Adriana Magalhães / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais