A Secretaria de Saúde do Piauí – Sesapi – anunciou, em boletim de divulgado na tarde desta quinta-feira (13), um caso positivo para a varíola dos macacos em Picos. A Saúde do Município confirmou o caso à imprensa e disse se tratar de um homem de 30 anos, residente no bairro Centro.
De acordo com informações da SMS de Picos, o paciente teve os primeiros sintomas no dia 22 de setembro. No dia 26 o seu sangue foi coletado e enviado para o Laboratório Central. Apenas nesta quinta, 13 de outubro, o resultado saiu, confirmando se tratar da Monkeypox.
O paciente já se encontra fora do isolamento.
Além dele, foi divulgado outro caso na região de Picos, no município de São João da Varjota, em que o paciente chegou recentemente do estado do Ceará, apresentando os sintomas. O material foi colhido, enviado para Teresina e confirmado.
No Piauí já foram confirmados 23 casos da doença até o momento.
Como identificar
A doença inicia como uma gripe, com febre, dor no corpo, calafrios e dor de cabeça, com duração de três dias. Após esse período, aparecem as erupções na pele, em alguns casos como se fossem simples espinhas e em pouca quantidade, daí a importância de redobrar a atenção para os sintomas.