23.2 C
Jacobina do Piauí
3 de julho de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Piauí vai receber três centros de parto normal; veja cidades contempladas

Os municípios de Corrente, Campo Maior e Valença do Piauí serão beneficiados com a construção de um Centro de Parto Normal (CPNs) por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – Eixo Saúde. A informação foi divulgada pelo do Ministério da Saúde.

Os centros de parto normal são unidades de saúde destinadas à assistência ao parto de risco habitual, fora de estabelecimento hospitalar, que prestam assistência ao trabalho de pré-parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido. Eles são projetados para oferecer um ambiente acolhedor e assistência humanizada às gestantes que desejam o parto normal.

Eles serão compostos por cinco suítes de pré-parto, parto e pós-parto, com banheira, áreas internas e externas de ambulação, com espaços que possibilite a presença de acompanhante de livre escolha da mulher e áreas de apoio técnico e de estímulo ao parto normal e humanizado, em conformidade com a normas que regulamentam os serviços de obstetrícia e neonatologia, além de serem uma edificação inclusiva e sustentável.

Com um investimento de R$ 93 milhões, 19 estados brasileiros serão contemplados com a instalação de 30 CPNs. Com essas novas unidades no Piauí, mais de 2 milhões de gestantes terão a segurança de dar à luz em um ambiente acolhedor e de assistência humanizada. Estima-se que as unidades realizem cerca de 36 mil atendimentos por ano.

Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais