32 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauí

Piauí é o primeiro a vacinar pessoas com deficiência contra Covid-19

Foto:Herlon Moraes

Neste domingo (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, o Piauí se torna o primeiro estado brasileiro a vacinar pessoas com deficiência contra a Covid-19.

Em ato simbólico realizado no Centro Integrado de Reabilitação -CEIR, cinco piauienses receberam a primeira dose do imunizante. Foram vacinados Pedro de Almeida Neto[síndrome de down], Walter dos Santos Falcão [autista],Francisco Pereira Torres[cadeirante], Iraci Matos [deficiência visual] e Bernardo Farias Couto [surdo].

A prioridade de vacinação das pessoas com deficiência contra Covid-19 no Piauí é determinada pela Lei nº l7.486, proposta pelo deputado Franzé Silva, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wellington Dias.

O Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência , Mauro Eduardo, ressaltou a importância da vacinação de pessoas com deficiência.  O gestor explica que este público é muito vulnerável ao coronavírus porque a maioria possui comorbidades.

“É um momento ímpar. As pessoas com deficiência são muito vulneráveis a esse vírus. Esse vírus é muito letal para essas pessoas. Posso citar aqui uma pessoa com síndrome de down.  Existe pesquisa na Universidade de Oxford que mostra que o vírus nelas é 10 vezes mais letal, por exemplo”, explica.

Neste primeiro momento mil pessoas com deficiência em todo Piauí receberão as duas doses da vacina. O imunizante será distribuído de acordo com a proporcionalidade do quantitativo de deficiência de cada município. Inicialmente, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, serão vacinadas as pessoas com deficiência com mais  de 60 anos e com alguma comorbidade ou institucionalizadas. A comorbidade deverá ser comprovada através de atestado ou laudo médico.

“O quantitativo de vacina ainda é muito pequeno, não só para a pessoas com deficiência, mas para todo público. Mas,  graças a Deus, estamos dando o pontapé inicial. O Piauí é o primeiro estado da federação a iniciar imunização de pessoa com deficiência contra a covid 19”, ressalta Mauro Eduardo.

Além de Mauro Eduardo, participaram do ato simbólico os secretários Florentino Neto e Rafael Fonteles e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Alburqueque. A deputada federal Rejane Dias e deputado estadual Franzé Silva também estiveram no evento.

Fonte: Izabella Pimentel e Herlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais