20 C
Jacobina do Piauí
29 de junho de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralInternacionalNordeste em FocoPolícia

PF apreende mais 5 carros de luxo de advogado suspeito de fraude à previdência social no Piauí

Foto: Ascom/PF

A Polícia Federal (PF) apreendeu mais cinco carros de luxo de um advogado durante a operação Grima II, deflagrada nesta quarta-feira (26) no Piauí. Alvo também na primeira fase da operação, quando teve outros seis veículos apreendidos, ele é suspeito de participar de um esquema de fraude à previdência social em pelo menos 39 municípios do estado.

A investigação da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz) da PF apontou que o esquema, iniciado nas cidades piauienses, já estava sendo aplicado também no Maranhão, Ceará e Goiás. A estimativa é que a fraude tenha causado um prejuízo de mais de R$ 50 milhões à previdência social.

“Um advogado procura um gestor público e explica que ele pode receber de volta um valor pago à previdência, em sistema de cashback. Ele assina um contrato com a prefeitura, e nesse documento ele fixa um valor a título de honorários,  que varia entre 20% e 30% do recurso que a prefeitura espera receber com a operação”, explica o delegado Marco Antônio Nunes.

Foto: Adriana Magalhães/Cidadeverde.com

Segundo o delegado, o grupo fraudava as guias de recolhimento para ter acesso a um valor de cashback maior.  Os valores são devolvidos pela previdência ao município e o rateio é  feito entre o advogado e os gestores públicos. Quando a Receita Federal realiza a auditoria verifica que as informações repassadas pelos municípios à previdência estão erradas.

O alvo preso em Goiás na operação de hoje residia no Piauí.  Segundo o delegado, a prisão se deu porque o alvo deixou o Piauí e as circunstâncias dessa mudança não ficaram claras para a polícia.

Na operação de hoje, a polícia apreendeu documentos que podem subsidiar o prosseguimento da investigação.

Por Adriana Magalhães / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais