22.9 C
Jacobina do Piauí
27 de junho de 2025
Cidades em Foco
GeralPolícia

Penitenciária Feminina de Picos é a mais vulnerável do estado, diz levantamento da SSP

Penitenciaria Feminina de Picos - Foto: Paula Monize/cidadeverde.com/picos

A Penitenciária Feminina Adalberto de Moura Santos, localizada no município Picos, lidera o ranking das unidades prisionais com maior risco de vulnerabilidade do Piauí. A avaliação foi constatada pela Avaliação de Segurança Orgânica, promovida pela  Secretaria Estadual de Segurança Pública (SPPI).  A delegada Eugênia Villa, superintendente de gestão de riscos da SPPI, explicou que a avaliação considerou diversos aspectos apontados pelos policiais penais das penitenciárias piauienses.

“Já visitamos e avaliamos todas as penitenciárias. Avaliamos com a participação direta dos policiais penais e eles mesmo trataram dos riscos. O ranking das penitenciárias com o fator de vulnerabilidade maior foi a feminina de Picos, e as mais seguras são as penitenciárias de Altos”, afirmou a delegada.

Somado ao diagnóstico, a avaliação também elaborou uma série de medidas de prevenção a situações de riscos nas unidades prisionais. Além de melhorias estruturais, estão previstas ações para dar mais segurança às forças de segurança e aos detentos.

“Para evitar quaisquer consequências e eventos indesejados, vamos capacitar brigadas de incêndio para prevenir incêndios. Também vamos criar protocolos de segurança em relação às ameaças dirigidas aos policiais penais e a familiares em face de organizações criminosas”, pontuou a superintendente.

Além das penitenciárias, serão avaliadas outras estruturas da segurança pública estadual. A ideia é fazer o levantamento dos dados relacionados a este setor, que serão compilados em um material institucional.

Fonte: Breno Moreno / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais