Nesta quarta-feira (25), a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, recebeu, na sede do programa, a secretária do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Regina Sousa, para uma homenagem em reconhecimento à sua trajetória de contribuição como gestora da Sasc e como integrante do comitê gestor do Pacto.
A homenagem reuniu representantes de órgãos estratégicos do governo estadual e parceiros do Pacto, entre eles o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; a superintendente da Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga; a coordenadora estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), Gabriela Oliveira; e o superintendente de Gestão de Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dr. Dirceu Campelo.
Ex-governadora, ex-senadora, professora e militante histórica do Partido dos Trabalhadores, Regina Sousa assumiu a Secretaria da Assistência Social no início da atual gestão estadual e, desde então, liderou iniciativas voltadas à superação da pobreza, combate à fome e fortalecimento das políticas de proteção às famílias em situação de vulnerabilidade, com especial atenção à infância e adolescência.

Durante a solenidade, a coordenadora do Pacto destacou a relevância da atuação de Regina para os avanços conquistados em ações intersetoriais voltadas às crianças do Piauí. “Regina Sousa é símbolo de resistência, sabedoria política e compromisso com os que mais precisam. Sua contribuição foi estratégica para o fortalecimento das políticas integradas do Pacto, ajudando a consolidar um modelo de cuidado com a infância baseado em equidade, escuta e ação. Sua presença marcou uma era que seguirá nos inspirando”, afirmou Isabel Fonteles.
A saída de Regina Sousa da Sasc está prevista para o dia 30 de junho. A decisão foi comunicada ao governador Rafael Fonteles ainda no fim de 2023, por iniciativa da própria secretária, que expressou o desejo de desacelerar e cuidar de questões pessoais. A pedido do governador, sua permanência foi estendida até a entrega de três novos Restaurantes Populares: dois em Teresina e um em Parnaíba.

“Não é novidade a minha saída da Sasc. Desde o final do ano passado, eu já manifestava ao governador o meu desejo de desacelerar. Ele pediu um tempo, até março, e, quando voltamos a conversar, havia uma entrega importante a fazer, que era o 3º Restaurante Popular, na Santa Maria da Codipi. Combinamos então a data definitiva, 30 de junho”, declarou Regina em nota publicada em suas redes sociais.

Em seu lugar, assumirá o ex-presidente estadual do PT, professor João de Deus. A transição entre os gestores já está em andamento e deve ser concluída nos próximos dias.
O Pacto pelas Crianças do Piauí expressa sua gratidão a Regina Sousa pelo comprometimento ético e político com as infâncias do estado. Seu legado continuará como inspiração permanente na construção de um Piauí mais justo, protetor e promotor de direitos para todas as crianças.