25.3 C
Jacobina do Piauí
3 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Pacto pelas Crianças do Piauí e parceiros fortalecem cuidado a crianças neurodivergentes

Foto: Alysson Dinis

Nesta terça-feira (1º), a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, recebeu o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, o coordenador do projeto Mente em Foco, Vespasiano Carvalho, e Célio Costa, representante do deputado estadual Franzé Silva para tratar sobre o fortalecimento do cuidado a crianças neurodivergentes.

O encontro teve como pauta dois eixos fundamentais: os preparativos para a inauguração do Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (Cetea-PI), em Teresina, e a apresentação dos resultados do projeto Mente em Foco, que já integra as ações do Pacto como parceiro estratégico.

“A primeira infância é uma fase determinante da vida, e garantir o cuidado adequado às crianças neurodivergentes é uma prioridade do Pacto. A experiência do projeto Mente em Foco demonstra como é urgente ampliar o acesso ao diagnóstico e ao atendimento especializado no interior do estado. O Cetea chega para fortalecer essa missão, com qualidade técnica e acolhimento humanizado”, destacou Isabel Fonteles.

O Cetea-PI é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Seid e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e tem como objetivo oferecer diagnóstico precoce, acolhimento e tratamento especializado a crianças com TEA. A equipe multidisciplinar do centro está sendo selecionada com apoio técnico da Fundação Sociedade Caminhos de Damasco, de São Paulo.

Coordenadora do Pacto, Isabel Fonteles. Foto: Alysson Dinis
Coordenadora do Pacto, Isabel Fonteles. Foto: Alysson Dinis

“O Cetea é uma conquista histórica para o nosso estado. Estamos estruturando um centro de excelência, que vai oferecer atendimento de qualidade a centenas de famílias que hoje não têm acesso ao diagnóstico adequado. Essa é uma política pública construída com diálogo, responsabilidade e compromisso com a inclusão”, afirmou o secretário Mauro Eduardo.

Durante a reunião, Vespasiano Carvalho apresentou os resultados da experiência piloto do Mente em Foco, desenvolvida inicialmente em Parnaíba e que também atendeu crianças dos municípios de Luís Correia e Cajueiro da Praia. Ao todo, cerca de 400 famílias foram atendidas, revelando dados significativos: 42% das crianças avaliadas apresentaram diagnósticos como Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outras neurodivergências. Aproximadamente 50% dos casos estavam subnotificados e só foram identificados durante as ações do projeto.

Foto: Alysson Dinis
Foto: Alysson Dinis

Com base nas avaliações, serão emitidos 170 laudos com indicação de tratamento e, quando necessário, prescrição de medicação. A ação também evidenciou uma demanda reprimida de cerca de 600 a 700 crianças que nunca haviam tido acesso a atendimento especializado.

A reunião reforça o compromisso do Pacto pelas Crianças do Piauí com a garantia de cuidado integral desde a primeira infância, com foco especial no acesso ao diagnóstico e ao acompanhamento de qualidade para crianças neurodivergentes em todas as regiões do estado.

Secretário para inclusão da pessoa com deficiência,Mauro Eduardo Foto: Alysson Dinis
Secretário para inclusão da pessoa com deficiência,Mauro Eduardo Foto: Alysson Dinis
Foto: Alysson Dinis
Foto: Alysson Dinis

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais