20.4 C
Jacobina do Piauí
5 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

Pablo Santos participa de audiência em Picos e reforça compromisso com fim dos lixões no Vale do Itaim e Vale do Guaribas

Durante audiência pública realizada em Picos nesta terça-feira (10), o prefeito Pablo Santos destacou a importância da união de esforços entre as esferas municipal, estadual e órgãos de controle para enfrentar de forma definitiva o problema dos lixões nos municípios do Vale do Itaim e do Vale do Guaribas.

A reunião contou com a presença de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, prefeitos da região e da Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI). Pablo ressaltou que o município já deu um passo importante ao contratar uma consultoria para tratar especificamente da gestão dos resíduos sólidos e valorizar o trabalho dos catadores.

“Fizemos a contratação de uma consultoria para tratar da questão dos resíduos sólidos da nossa cidade, mostrando a importância dos catadores. Aqui todos os prefeitos estão realmente decididos em resolver o problema definitivo dos lixões. Mas sempre digo: o problema do lixo não é só da prefeitura. É uma cadeia que envolve o contratante, o prestador de serviço e a população. Precisamos de campanhas educativas para mudar essa realidade”, afirmou.

Durante a audiência, também foi apresentada a proposta de criação de um aterro sanitário regional, que deverá atender municípios da região. Pablo Santos citou a visita a uma área em Francisco Santos que pode ser usada para a destinação final adequada dos resíduos, fortalecendo a proposta de regionalização da solução.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, também esteve presente e reforçou o papel do Governo do Estado no apoio aos municípios. “O Governo do Estado está disposto a ajudar com o plano de recuperação das áreas degradadas, apoiar na capacitação dos catadores em parceria com o Sebrae, e investir nas unidades de transbordo para viabilizar o envio dos resíduos a um aterro adequado. O objetivo é zerar os lixões no Piauí”, afirmou.

Além da audiência em Picos, os representantes dos municípios deverão participar, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, em Teresina, de um ato de assinatura do Acordo de Não Persecução Penal, promovido pelo Ministério Público, como mais uma etapa do compromisso formal dos gestores com a erradicação dos lixões no estado.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais