Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Novo Sertão, que atua no semiárido piauiense é considera uma das 100 melhores ONGs do Brasil. A entidade atua desde 2015 na região e impacta diretamente centenas de famílias com programas como o Quintais Produtivos, que foi reconhecido pela ONU como uma das melhores iniciativas de segurança alimentar e desenvolvimento sustentável no país, através do Prêmio Pacto contra a Fome.
Além de estar entre as 100 melhores do país, o Instituto Novo Sertão foi selecionado como a melhor ONG do estado do Piauí em 2024. A entrega do Prêmio Melhores ONGs 2024 aconteceu na última sexta-feira (22), em São Paulo. Este reconhecimento é promovido pelo Prêmio Melhores ONGs, considerado um dos maiores e mais relevantes reconhecimentos do terceiro setor no país.
O Instituto Novo Sertão promove há quase 10 anos, transformações em áreas como geração de renda, educação, esporte, cultura, arte e segurança alimentar. Segundo o diretor executivo, José Carlos Brito Filho, este prêmio reafirma o impacto e a relevância do trabalho realizado no semiárido piauiense.
“Receber o Prêmio Melhores ONGs pelo quarto ano consecutivo e ser a melhor ONG do Piauí é uma honra imensurável. É a prova de que o trabalho incansável de nossa equipe, em parceria com as comunidades e apoiadores, tem gerado resultados concretos e duradouros no sertão,” afirma José Carlos Brito Filho.
Foto: Arquivo pessoal
José Carlos Filho
Prêmio Melhores ONGs
O Prêmio Melhores ONGs existe desde 2017 e se consolidou como um verdadeiro farol para o terceiro setor, destacando as organizações que mais se destacam nacionalmente em critérios como governança, transparência, impacto social, comunicação e sustentabilidade financeira.
Com quase uma década de existência, ele se tornou uma referência não apenas para o setor, mas também para doadores, empresas e a sociedade em geral, ao orientar recursos e reconhecer a excelência das instituições que mais transformam realidades no Brasil. A cada edição, o Prêmio recebe inscrições de centenas de organizações de todo o país.
Em 2024, o Prêmio contou com o apoio de grandes parceiros, como Mercado Livre, Ambev VOA, Doare e O Mundo Que Queremos, além de ser organizado pelo Instituto Doar, com coordenação técnica de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com um processo rigoroso e transparente de avaliação, a premiação seleciona as ONGs mais inspiradoras do Brasil, incentivando boas práticas e promovendo o desenvolvimento contínuo do setor.
Fonte: CidadeVerde