32.9 C
Jacobina do Piauí
16 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

Novo PAC: municípios piauienses já enviaram propostas de mobilidade urbana

Obras federais paradas no Piauí - Foto - Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) 2025 está recebendo propostas de municípios para projetos de mobilidade urbana. Até o momento, o Ministério das Cidades já contabiliza 43 propostas vindas de 11 estados, incluindo o Piauí, para melhorias no transporte público coletivo.

A seleção deste ano é contínua, ou seja, sem prazos definidos, o que permite que os municípios tenham mais tempo para estruturar e amadurecer seus projetos, especialmente nos eixos de Renovação de Frota e Mobilidade Urbana para Grandes e Médias Cidades. Esses projetos somam uma demanda de R$ 12,7 bilhões, com R$ 8,4 bilhões já disponibilizados pelo Governo Federal por meio do FGTS.

“O nosso objetivo é de que as propostas recebidas apresentem projetos mais maduros e compatíveis com as diretrizes de ambos os eixos, facilitando a incorporação de novas frotas e a execução de obras de mobilidade para o transporte público das nossas cidades”, explicou o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia.

Os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia lideram o número de propostas apresentadas, mas o Piauí também já apresentou projetos. A expectativa é de que cidades como Teresina, que enfrentam desafios históricos na área, consigam se beneficiar desse novo modelo, trazendo melhorias concretas para o transporte coletivo e promovendo uma mobilidade mais justa e acessível.

As propostas podem ser submetidas via Transfere Gov, no caso do setor público, ou por carta-consulta, no setor privado. O processo inclui uma análise de enquadramento pelo Ministério das Cidades, avaliação por agentes financeiros e revisão técnica antes da aprovação final.

Com informações da Agência Gov 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais