21.9 C
Jacobina do Piauí
4 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauí

Novo decreto altera horário de atividades; mercados estão fora

Foto: Valmir Macêdo

Um novo decreto municipal passa a vigorar em Teresina a partir desta segunda-feira(13), alterando os horários de funcionamento de alguns estabelecimentos essenciais na capital. A medida não afeta o funcionamento de mercados, hipermercados, supermercados e loterias, que permanecerão com o atendimento como já estavam.

O prefeito Firmino Filho retirou esses estabelecimentos, que antes estavam na pauta de alteração. De acordo com o gestor, o objetivo é reduzir o número de pessoas nos ônibus de transporte coletivo e nos pontos e embarque e desembarque das estações de passageiros e terminais de ônibus, especialmente nos horários considerados de pico, na ida e no retorno do trabalho.

“O nosso objetivo é dar maior segurança à população, reduzindo a possibilidade de transmissão do vírus através da diminuição do número de pessoas que se utilizarão do sistema de transporte coletivo público no mesmo horário”, pontua o prefeito.

Segundo o novo decreto, as transportadoras e lojas de venda exclusiva de água mineral funcionarão das 9 às 22h, e as lavanderias de 9 às 15h, sendo que as lavanderias hospitalares funcionarão 24h. Para o serviço de limpeza urbana (capina e varrição) fica estabelecido o horário de funcionamento de 9 às 17h.

Também funcionarão das 9 às 17h as distribuidoras de bebidas, não sendo permitida a distribuição de bebidas alcoólicas; serviços de telecomunicações e de processamentos de dados; concessionárias de veículos, exclusivamente o setor de oficina, para serviços de manutenção e conserto de veículos; agropecuárias, para o abastecimento de insumos agrícolas e de natureza animal; e estabelecimentos exclusivamente de venda de medicamentos veterinários e de venda de rações.

Locais que devem funcionar nos horários de 7 às 17h:

– Indústrias alimentícias, de produtos perecíveis, de alimentação animal, de higiene, limpeza, assepsia, e as que atendam os serviços de saúde;
– Indústria de produtos farmoquímicos e farmacêuticos e de instrumentos e materiais para uso médico e odontológico e de artigos ópticos;
– Fabricação de bebidas não alcoólicas;
– Fabricação de sabão, detergente, produtos de limpeza e de higiene pessoal;
– Fabricação de equipamentos e acessórios para segurança e proteção pessoal e profissional;
– Fabricação de bombas de irrigação, ventiladores e ar-condicionado, com os seus respectivos serviços de manutenção;
– Produção de embalagens de papel, papelão, plástico, vidro e alumínio, não sendo permitida, nesse período, a produção relacionada a bebidas alcoólicas.

Confira o decreto na íntegra

Caroline Oliveira
Com informações da PMT

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais