7 de abril de 2025
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoGeralPicosSem categoria

No Dia do Jornalista, UESPI realiza abertura da VII Semana de Comunicação em Picos com foco nos desafios da mídia contemporânea

Teve início nesta segunda-feira (7), data em que também se comemora o Dia do Jornalista, a VII Semana de Comunicação Social da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Barros Araújo, em Picos. Promovido pelo curso de Jornalismo, o evento reúne estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área para debater os desafios contemporâneos da comunicação, com ênfase nas transformações tecnológicas, éticas e sociais que impactam a atuação midiática.

A abertura da programação foi marcada pelas sessões dos Grupos de Trabalho (GTs), momento dedicado à apresentação de pesquisas desenvolvidas por alunos e docentes da graduação e pós-graduação. Ao todo, quatro GTs foram organizados: Estudos de Jornalismo, Processos de Comunicação, Pesquisas Interdisciplinares no Sertão Piauiense e Direitos, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social. As apresentações aconteceram simultaneamente nas salas do campus durante o turno da manhã, abordando temas como a prática jornalística no interior, sensacionalismo na mídia, inteligência artificial, memória radiofônica, religiosidade e folkcomunicação.

Segundo o estudante João Micael, a Semana de Comunicação é uma oportunidade de atualização profissional e fortalecimento da formação acadêmica.

“Ela sempre busca trazer temas atuais para as discussões, o que prepara a gente para estar em sintonia com o que está sendo debatido na área. Traz também um olhar mais crítico dentro da universidade que pode ser aplicado no mercado de trabalho, além da chance de criar uma rede de contatos e conhecer práticas inéditas”, afirmou o discente.

A professora Ruthe Costa, uma das organizadoras, reforça a importância do evento como espaço de reflexão sobre o papel do jornalismo na sociedade atual.

“Nosso evento levanta discussões fundamentais sobre o jornalismo e o direito à informação de qualidade. Em um contexto marcado pela desinformação e pelo excesso de conteúdo sem verificação, é ainda mais importante que o jornalismo ocupe esse espaço de debate e formação crítica, inclusive abordando a educação midiática e como consumimos e utilizamos a informação no dia a dia”, pontua a docente.

A programação da VII Semana de Comunicação segue até quarta-feira, 9 de abril, com atividades pela manhã e tarde. Estão previstas mesas de debate, lançamento de livro, palestras, oficinas e minicursos. Entre os destaques para os próximos dias, estão:

  • Terça-feira (8): Apresentações de GTs pela manhã e, à tarde, o lançamento do livro da Liga Acadêmica de Jornalismo, Educação e Memória, produzido no campus. Em seguida, a mesa “Jornalismo em transformação: independência, curadoria e checagem na era da desinformação”, com os jornalistas Luan Mateus e Marta Alencar, e mediação do professor Jaílson Dias.
  • Quarta-feira (9): Minicursos pela manhã, com oficinas de social media e roteirização no CapCut, o jogo da desinformação e produção audiovisual. À tarde, serão entregues as láureas acadêmicas, além da premiação dos concursos de reportagem, fotografia, TCC e artigo científico. O encerramento ocorre às 15h30 com a palestra “De olho nas representações: ódio e racismo contra nordestinos nas redes sociais”, ministrada pelo professor Vinícius Coutinho.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais