24.1 C
Jacobina do Piauí
27 de junho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Não compactuamos com quem suja a toga, diz corregedor do STJ no Piauí

Foto: Assis Fernandes / O DIA

O ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, que também é corregedor nacional de Justiça, afirmou em entrevista ao O Dia que não compactua com magistrados que utilizam do cargo público para angariarem vantagens ilícitas ou trabalhos de desvirtuam a profissão. As falas foram ditas nesta sexta-feira (9) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), bairro Cabral, em Teresina, em evento no qual o corregedor recebeu o título de cidadania piauiense.

Na breve coletiva na Alepi, o ministro Salomão destacou seu trabalho à frente da corregedoria, que se encerra neste mês em razão do biênio 2022-2024. Ele fez um balanço de sua gestão e ressaltou que trabalhou em prol do bom funcionamento do Judiciário.

Nós temos dois braços de atuação na corregedoria: um deles é a parte disciplinar, onde nós procuramos atuar com efetividade e regularizar a situação, porque o bom juiz ele não compactua com quem suja a toga. Ele quer que aquilo seja efetivamente apurado e no plano disciplinar nós procuramos atuar com isenção e com mais rigor nessa parte

Luis Felipe SalomãoMinistro e Corregedor do STJ

Ele argumentou ainda acerca do papel do juiz em todo o território nacional que, segundo ele, possui uma carga de trabalho exaustiva pelo alto nível de demandas existentes.

“Nós temos uma das maiores cargas de trabalho do mundo, nós trabalhamos muito, a magistratura trabalha e são sete mil processos por ano para cada juiz sentenciar”, explicou.

O magistrado analisou bom grado sua gestão à frente da Corregedoria, e informou que encerra sua trajetória no órgão com feitos louváveis.

“Nós identificamos quais eram os problemas, fizemos correções extraordinárias, aplicamos sanções que tem que ser aplicadas e também tive oportunidade, para minha felicidade, de desenvolver inúmeros projetos de alcance social muito grande. Foi uma trajetória muito positiva onde eu pude conhecer de perto o Judiciário mais profundo. Eu visitei 27 estados e fui com profundidade analisando cada uma das situações. Eu acho que foi muito positivo”, acrescentou o ministro.

Título de cidadania piauiense

O ministro Luís Felipe Salomão recebeu o título de cidadania piauiense, em solenidade realizada no Plenário Deputado Waldemar Macêdo, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta sexta-feira (9).

Ele agradeceu a honraria e ressaltou os laços que possui com o território piauiense. “Poder receber essa homenagem em nome da magistratura e também do STJ, me deixa muito contente. Nós iniciamos a trajetória na Corregedoria há dois anos com uma inspeção aqui no Tribunal do Piauí e eu fiz questão de concluir, fechar esse ciclo retornando aqui ao Piauí, equipe da Corregedoria, para justamente receber essa homenagem. Agradeço o apoio, a parceria, desenvolvemos muitos projetos importante que para mim”, finalizou.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais