15 de abril de 2025
Cidades em Foco
EntretenimentoGeralInternacional

Museu do Piauí recebe a 22ª Semana dos Povos Indígenas com programação especial e gratuita

Foto: Regis Falcão

O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), será palco da 22ª Semana dos Povos Indígenas, que ocorrerá entre os dias 15 e 30 de abril, em Teresina. A abertura oficial será realizada na próxima terça-feira (15), às 8h30, com apresentações culturais, debates e a presença de representantes de diferentes etnias e instituições. 

A cerimônia de abertura contará com a execução do Hino do Piauí pelo Coral Indígena Terra, formado por estudantes das etnias Warão e Guajajara do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Indígena Oka Ka Inaminanoko, sob a regência de Yovine Warao e da educadora de música ancestral Aliã Wamiri Guajajara. O momento também contará com a Dança do Toré, apresentada pelos indígenas Tabajaras, além de uma sessão extraordinária do Conselho Estadual de Cultura (CEC). 

Às 9h30, haverá um espaço de debate e escuta das manifestações indígenas sobre temas como território, saúde, educação e o bem viver. Entre os participantes, estão lideranças e especialistas como Dora Medeiros, Cacique Henrique Manoel, Cacica Delzenir Pereira (Gueguê), Profª Drª Claudete Dias, Alexandre Mota, Laureni Dantas, Profª Drª Ariane dos Santos Lima e Profª Drª Jóina Freitas Borges. 

“Dentro da diversidade do acervo, todos os anos, o Museu do Piauí abre espaço para discussões e mostras do viver, fazer e sentir dos povos indígenas do estado. Manifestações dessa natureza contribuem significativamente para o reconhecimento e valorização dos povos originários do Piauí”, destaca a coordenadora do Museu, Dora Medeiros. 

A programação da Semana dos Povos Indígenas inclui ainda a exposição “Experimentação Artística dos alunos do CETI Indígena Oka Ka Inaminanoko”, que estará aberta ao público na Galeria de Arte do Museu do Piauí, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. 

O evento é gratuito e conta com a participação do Comitê de Cultura do Piauí, dentro do escopo do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, reforçando o compromisso da Secult com a valorização da diversidade e do patrimônio cultural piauiense. 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais