Nesta quarta-feira (9), o município sediou a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), instância que reúne gestores municipais de saúde, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (Cosems/PI). A pauta do encontro incluiu a discussão de demandas comuns entre os municípios, estratégias de financiamento e pactuação de serviços, visando qualificar e integrar ainda mais os atendimentos oferecidos pelo SUS na região.

Foto: ASCOM
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o encontro foi essencial para alinhar as diretrizes estaduais às realidades locais e avançar na consolidação de uma rede de saúde mais eficiente e acessível.
Ainda durante a semana, foi realizada uma reunião técnica sobre o Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Especializada Ambulatorial (PNAE), com a presença do secretário municipal de Saúde, Dr. Thales Coelho, e de assessores técnicos da pasta, além de representantes da Sesapi, do Departamento de Unidade de Desenvolvimento de Organizações Hospitalares (DUDOH) e da Superintendência de Gestão da Média e Alta Complexidade (SUGMAC).
A discussão teve como foco a ampliação de especialidades médicas ofertadas no município por meio do PNAE. A iniciativa permitirá que a população de Picos e cidades vizinhas tenha acesso a atendimentos especializados sem a necessidade de deslocamentos para outras regiões.
“Nossa prioridade é garantir que a população de Picos e da região tenha acesso a especialistas sem precisar se deslocar para longas distâncias. Essa parceria com o Estado permitirá a ampliação de serviços estratégicos, como cardiologia, ortopedia, endocrinologia, entre outros”, destacou o secretário municipal de Saúde, Dr. Thales Coelho.
Fonte: ASCOM