23.4 C
Jacobina do Piauí
1 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

MP pede anulação de eleição de presidente da Câmara para 3º mandato em João Costa

Foto: Google

O Ministério Público do Piauí expediu uma recomendação para anular a eleição que conduziu pela terceira vez o vereador João do Elvídio (PSD) para a presidência do poder legislativo do município de João Costa, que fica a 485 km de Teresina. A recomendação foi expedida pela 2 ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí e foi direcionada ao próprio presidente da Câmara. Ela pede que o presidente anule a eleição da mesa-diretora para o biênio 2025/2026 no prazo de 10 dias e argumenta que reeleição é ilegal.

No documento, assinado pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa, o MP recomenda também que seja realizada sessão extraordinária, em caráter de urgência, para eleger nova mesa diretora da Câmara Municipal e que o atual chefe do Poder Legislativo não concorra ao cargo de presidente, uma vez que o parlamentar já esteve à frente da Casa Legislativa por dois mandatos consecutivos.

O promotor explica que a reeleição sucessiva para a mesa diretora da Câmara de João Costa descumpre o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) nos julgamentos da ADPF 959/BA, ADIs 6720/AL, 6721/RJ, 6722/RO, e viola o artigo 26 da Lei Orgânica do Município de João Costa, que proíbe a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.

O Ministério Público estabeleceu o prazo de cinco dias para que o presidente da Câmara de João Costa envie resposta sobre o cumprimento da recomendação.

A reportagem entrou em contato com o vereador João do Elvídio, mas até o fechamento da reportagem, não teve resposta. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais