35 C
Jacobina do Piauí
1 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeral

MP do Piauí cobra protocolos para abordagens policiais na pandemia

Foto viagora

O Ministério Público do Piauí (MPPI), através do Grupo de Promotorias Integradas para Acompanhamento da Covid-19, instaurou dois procedimentos administrativos para acompanhamento a fiscalização da criação de Procedimento Operacional Padrão (POP) por parte da Polícia Militar (PM) do Piauí e pela Guarda Municipal (GCM) de Teresina diante das abordagens de descumprimento dos decretos.

De acordo com o MPPI, a medida foi tomada após o caso em que policiais militares teriam usado a força desproporcional durante a abordagem a um comerciante na zona Sul de Teresina.

“O controle externo da atividade policial pelo Ministério Público tem como objetivo manter a regularidade e a adequação dos procedimentos empregados na execução da atividade policial, bem como o respeito aos direitos fundamentais assegurados na Constituição Federal e nas leis”, ressalta a promotora de Justiça Gianny Carvalho, coordenadora do Grupo Regional.

Segundo o MP, o comandante-geral da Polícia Militar tem o prazo de 48 horas para apresentar as informações sobre a existência de procedimentos operacionais, lavratura de termos circunstanciados de ocorrência e conduções caso haja descumprimento dos decretos.

O prazo também foi enviado para o a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e para o comandante-geral da Guarda Municipal de Teresina, para que sejam informados se há a existência de procedimentos.

Caso ainda não existam tais protocolos, devem ser executadas providências imediatas para sua elaboração e aprovação. O Grupo Regional reportará os fatos à 9ª Promotoria de Justiça de Teresina, que tem atribuição para atuar nos processos relativos a crimes militares e nas ações judiciais contra atos disciplinares militares, para adoção de outras medidas e atuação integrada.

Comerciante passa mal ao ser algemado em Teresina

Na última segunda-feira (20), um comerciante passou mal ao ser algemado pela Polícia Militar (PM), após descumprir o decreto que prevê o fechamento do comercio no estado.

Em vídeos gravados por populares e que ganharam grande repercussão, é possível ver o comerciante algemado caído ao chão ao lado de dois policiais. A ação da PM foi repudiada pelo governador Wellington Dias, pelo prefeito Firmino Filho e pala Secretaria de Segurança Pública do Piauí, que afirmou ser contra qualquer tipo de arbitrariedade contra o cidadão.

Fonte: Viagora

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais