33.3 C
Jacobina do Piauí
28 de junho de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauí

Moradores fazem manifestação e cobra sinalização na BR 020 em Monsenhor Hipólito

Os moradores do povoado Serra Azul, pertencente a Monsenhor Hipólito, na Br020, realizaram uma manifestação no último sábado, 29. Queimaram pneus e madeiras bloqueando a passagem de veículos. O objetivo foi chamar a atenção das autoridades, pois já houveram muitos acidentes fatais. Conforme relata Francisco Fernando, morador da localidade, o último aconteceu sábado passado 22-09 e dois rapazes vieram a óbito.

De acordo com um dos organizadores, José Luís, “a manifestação foi de forma pacífica e não houve nenhum tipo de tumulto ou desacato”. Ele diz ainda que a localidade possui “2 colégios, 3 postos de combustível e várias igrejas”, além disso “é um povoado onde reside aproximadamente 500 famílias”. Ele esclarece ainda que devido ao “fluxo de veículos em alta velocidade, atingindo a faixa de 140 a 180 km/h” a população vem perdendo entes queridos vítimas de acidentes.

Durante todo o dia foram espalhados cartazes e faixas pedindo por mais sinalização e menos mortes. Segundo Fernando os moradores querem quebra-molas, sensores de velocidade, radares, entre outras sinalizações que possam diminuir o número de acidentes. Além disso alguns os cartazes traziam frases em homenagem as vítimas.

O ato teve início por volta das 5 horas da manhã e só acabou em torno das 18 horas, quando o Policial Rodoviário Fábio, conseguiu convencer os manifestantes a liberarem a pista, em troca ele levaria o representante da comunidade ao DNIT para uma reunião sobre as reivindicações, nesta segunda, 01-10. 

Visto que estamos às vésperas das eleições a moradora, Aldeny Sá, fez questão de ressaltar que a manifestação não tem nenhuma ligação política, “quem está manifestando somos nós, não tem político pelo meio, o movimento não visa prejudicar ou favorecer nenhum candidato, o que os moradores querem é mudar essa situação”.

A manifestação foi organizada e informada a PRF e ao DNIT com antecedência, mas a única autoridade presente foi a PRF, que coordenou o bloqueio e negociou a liberação da via após cerca de 13 horas. José Luís desabafa, “a população está indignada com o descaso das autoridades competentes e responsáveis pela via”.

 

Por Mayara Oliveira – Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais