24.1 C
Jacobina do Piauí
27 de junho de 2025
Cidades em Foco
Geral

Mais de 2 mil concluintes de graduação do Piauí farão o Enade neste domingo (23)

Candidato faz prova de concurso — Foto: reprodução

Por Rebeca Lima e Francisco José (TV Cidade Verde) 

Mais de 2 mil concluintes de cursos de graduação do Piauí deverão realizar a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 neste domingo (26). Em todo o Brasil, 408.037 estão inscritos.

Diego Rodrigues está no último período do curso de odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele conta que a coordenação do curso integrou a preparação para o exame com a carga horária das disciplinas regulares.

“Uma consideração muito importante que o curso de odontologia fez foi incluir essa preparação para o Enade dentro da carga horária do nosso estágio supervisionado 4, que é uma disciplina obrigatória do último período. Isso faz com que a gente não tenha uma preparação de uma maneira mais extenuante em si. Então, as aulas foram organizadas dentro do cronograma e fazem com que a gente possa estar se preparando da melhor maneira possível para a prova do Enade”, destacou.

Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), 1530 inscritos de cursos de graduação estão inscritos para a prova. Na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) são 358, já no Instituto Federal do Piauí (IFPI) 155 inscritos. Além disso, estudantes da rede particular também realizarão o exame.

Antes de realizar a prova, os inscritos precisam preencher o formulário no Sistema Enade. O questionário fica disponível até sábado (25). Ao preencher o documento, o estudante tem a oportunidade de avaliar seu curso de graduação e a instituição de educação superior, em diferentes aspectos.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Em 2023, o Enade avaliará cursos de bacharelado das áreas de agronomia; arquitetura e urbanismo; biomedicina; enfermagem; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação I; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; e zootecnia.

Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de estética e cosmética; gestão ambiental; radiologia; gestão hospitalar; segurança no trabalho; e agronegócio.

Com informações do Inep

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais