25.9 C
Jacobina do Piauí
30 de junho de 2024
Cidades em Foco
EsportesGeralInternacional

Lutadora de UFC brasileira relata que teve o tímpano estourado em luta; como isso acontece?

Foto: Montagem/Instagram/Freepik

A lutadora de UFC brasileira Mayra Sheetara relatou que teve o tímpano estourado, durante a final da competição, em Las Vegas, nos EUA, em entrevista ao portal ESPN Brasil. Ela disputava o cinturão com Raquel Pennington que, no primeiro round, mesmo estando em desvantagem, desferiu um soco em Mayra, o que fez com ela ficasse ferida na região. Como alguém pode estourar o tímpano? O que costuma acontecer com a pessoa?

“Eu não conseguia mais me equilibrar, não conseguia mais prestar atenção na luta e dali para frente, foi só para trás (…) Eu consigo entender (que não estava balançada só por um golpe) porque, assim que ela bateu, o meu ouvido fez ‘tuuuum’. Eu falei ‘Nossa Senhora, agora eu fui embora’ e me deu muito enjoo, me deu enjoo instantâneo assim, sabe?”, relatou a lutadora ao canal esportivo.

Natural de Uberlândia, interior de Minas Gerais, Sheetara disse também que ficou tonta e perdeu a noção dos movimentos. De acordo com o Hospital Albert Einstein, o tímpano estoura quando a membrana que protege a orelha é rompida por algum motivo. Os mais comuns são:

  • Introdução de algum objeto — mais comumente cotonetes;
  • Sons altos, seja por fones auriculares ou vindos de um aparelho externo;
  • Traumas — pancadas fortes, como no caso de Mayra;
  • Infecções de repetição na região do ouvido — otites
  • Mudanças bruscas de pressão — viagens de avião ou subir em grandes altitudes por exemplo

Apesar de ser bastante doloroso quando acontece e causar, além dos sintomas relatos por Mayra, sensação de ouvido tampado com perda parcial de audição, sangramento, além de dor de ouvido aguda que desaparece subitamente, o quadro costuma evoluir bem.

Em caso desses sintomas, é preciso procurar atendimento médico para o diagnóstico correto.

Cuidado com os cotonetes
Os casos mais comuns de tímpanos estourados são pela introdução de cotonetes para limpar o ouvido. Além disso, segundo a a otorrinolaringologista Mariane Yui, o uso de cotonete, ao invés de “limpar o ouvido”, pode empurrar a cera para o fundo, gerando uma rolha de cera, o que também pode causar diminuição da audição, coceira, zumbido e dor.

A especialista recomenda que a parte externa do ouvido seja limpa com uma toalha ou algodão seco.

“Não devemos introduzir nada no conduto auditivo pelo risco de trauma”, ressalta.

Como é a recuperação?
Primeiro, é preciso entender as causas do rompimento. Em caso de otites, em algumas situações, é necessária a administração de antibióticos; quando ocorrem traumas, como da lutadora, ou por todas outras situações que o rompimento não seja causado por infecções, a membrana rompida costuma se recompor sozinha após algumas semanas. No entanto, caso não ocorra, é necessária que seja feita a timpanoplastia, procedimento cirúrgico simples onde um enxerto é colocado sobre o furo causado pela lesão, de acordo com o Hospital Albert Einstein.

Fonte: Sbt News

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais